Benefícios da Máscara de Argila para a Pele

Há muito tempo que a argila vem sendo utilizada em tratamentos estéticos, antes era mais utilizada em spas e grandes centros de tratamentos de beleza; porém, atualmente em farmácias de manipulação ou lojas especializadas em produtos naturais você encontra facilmente uma máscara de argila, que fará maravilhas pela pele de seu rosto, já que possui ação revitalizadora e adstringente, além de muitos outros benefícios.

(Foto: styletips101.com)

Máscara de Argila

Há várias cores de máscaras de argila e cada uma indicada para um tipo específico de situação e de pele. A argila verde é indicada para as peles oleosas, além de ser um esfoliante natural e reduzir a quantidade de sebo da pele, auxiliando no tratamento de espinhas. A argila vermelha é rica em ferro e hematita e auxilia no fortalecimento da pele, suavizando linhas de expressão e aumentando a elasticidade da pele.

A argila branca é indicada para peles sensíveis e com manchas, já que possui silício, que ajuda a cicatrizar e clarear a pele, além de ser hidratante e revitalizante. A argila cinza também é indicada para peles com acne, pois, é cicatrizante e anti-inflamatória. E a argila rosa é indicada para peles bem sensíveis, pois, possui ação esfoliante e adstringente, só que bem suave e natural.

Mas, além da argila pura, alguns tratamentos estéticos mais modernos também adicionam outros elementos, substâncias ou minerais, como o zinco, cobre e selênio; além das várias vitaminas. E se você for aplicar em casa é muito simples, lave o rosto com sabonete neutro e faça uma esfoliação leve para a argila penetrar com mais facilidade em sua pele (misture mel e fubá e esfregue delicadamente por todo o rosto) e enxágue muito bem com água. Logo após, misture o pó da argila com água mineral ou soro fisiológico (conforme for indicado na embalagem), passe em todo o rosto (menos ao redor dos olhos), espere o tempo indicado na embalagem (normalmente de vinte a trinta minutos) e enxágue muito bem. Você pode utilizar a máscara de argila a cada quinze dias. (Leia também sobre Passo a Passo para uma Maquiagem Natural).