Menor Aprendiz 2013

O Programa Menor Aprendiz 2013 representa uma importante oportunidade para jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho e ao mesmo tempo aprender uma profissão. O programa oferece simultaneamente complemento da renda, experiência profissional e ensino técnico através de cursos.

Programa Menor Aprendiz 2013

O Programa Menor Aprendiz 2013 é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego criada no ano 2000, e caracteriza-se como um contrato de trabalho diferenciado, pois além das tarefas profissionais, o empregador assegura ao jovem formação técnico-profissional. Ou seja, enquanto trabalha e adquire experiência em uma empresa participante, recebe também a formação teórica por meio de cursos profissionalizantes.

Sendo assim, a carga horária de trabalho é reduzida, objetivando proporcionar tempo aos estudos.

Para participar do programa é necessário ter idade entre 14 e 24 anos, e estar cursando ou já ter concluído o ensino fundamental.

O contrato de trabalho de um jovem aprendiz tem duração máxima de dois anos. A jornada de trabalho diária é restrita a no máximo 6 horas, sendo remunerada através de bolsa-auxílio. Além disso, o Aprendiz tem direito também a Carteira de Trabalho assinada, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), férias e 13º salário.

Veja várias vagas de emprego em nossa seção Empregos

Curriculum para Menor Aprendiz 2013 – Como fazer?

A busca por uma vaga como menor aprendiz tem início com a criação do currículo, que deve receber atenção especial do candidato. Apesar de ter formato simplificado, é necessária a inclusão de itens pouco comuns, como o nome dos pais. Os jovens devem ainda citar seu nível de escolaridade e qualificações adicionais, sem esquecer de dados pessoais, endereço e contato.

Inscrição

O programa conta atualmente com a adesão de diversas empresas renomadas no país, das mais diferentes áreas, que contratam novos profissionais a cada ano. Dentre as empresas participantes estão Vale, Eletrobrás, Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Riachuelo, C&A e Editora Abril.

Precisando de um curso grátis? Encontre o seu aqui

Vagas de emprego para Menor Aprendiz 2013

Confira alguns dos mais recentes programas para a contratação de jovens por grandes empresas em todo o país:

  1. Aprendiz SuperVia – Saiba mais clicando aqui
  2. Programa Jovem Aprendiz Café Expresso – Leia aqui
  3. Aprendiz CST: informações
  4. Programa Jovem Aprendiz Dataprev – Saiba mais
  5.  Jovem Aprendiz Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) – Informações aqui
  6.  Aprendiz Vale – Leia aqui
  7. Tryssenkrupp – Veja aqui
  8. Espro – Mais aqui
  9. Programa Adolescente Aprendiz Caixa Econômica Federal – Veja aqui
  10.  Riachuelo – Veja aqui
  11. Aprendiz Embasa – Saiba mais

Apesar da utilização de duas nomenclaturas, não há qualquer diferença: Menor Aprendiz 2013 e Jovem Aprendiz 2013 referem-se ao mesmo programa.

Como ser um aprendiz

O ingresso no mercado de trabalho é um passo importante na vida dos jovens, e para obter sucesso é importante estar informado sobre todas as exigências e habilidades que os empregadores esperam encontrar nos candidatos. Assista ao vídeo a seguir para conhecer informações adicionais sobre o programa Menor Aprendiz e conquistar uma vaga.

Categoria: Empregos, Programa Jovem Aprendiz


Comments are closed.