Matrícula Fácil 2012 RJ

Escrito por

Matrícula Fácil 2012 RJ – Saiba como fazer a inscrição no Matrícula Fácil para o ano letivo de 2012 no Rio de Janeiro. O período de matrículas vai até o dia 31 de novembro de 2011, através do site do Matrícula Fácil 2012. As opções são para o 6º ano do Ensino fundamental regular; 1ª série do ensino médio regular; Fase VI do ensino fundamental EJA presencial; Fase I do ensino médio EJA presencial; e 1ª série do ensino normal (formação de professores em horário integral).

Lá, você poderá efetuar sua inscrição, consultar e atualizá-la quando desejar. Acesse agora mesmo a página www.matriculafacil.rj.gov.br

É comum o MEC  promover junto aos órgãos vinculados mudanças no método e na estrutura do ensino brasileiro. Ao que tudo indica, irá acontecer uma nova mudança nas regras escolares brasileiras. Isso por causa de uma recomendação do Conselho Nacional de Educação (CNE), de que só a partir dos 6 anos de idade, as crianças poderão passar para a fase de Ensino Fundamental. Mas a questão que fica é: e quanto aos alunos que estão saindo do pré-escolar antes dessa idade? É por isso que essa nova mudança já está dando o que falar nas escolas e famílias do Brasil.

O embate está formado. O Conselho Nacional de Educação afirma que as crianças com idade inferior a 6 anos terão que continuar na educação infantil. Por conta disto, há até escolas que já estão criando turmas intermediarias para atender estas crianças. A justificativa do conselho é que há muitos alunos se alfabetizando cedo demais, mas muitos pais não concordam com isto e reclamam muito desta mudança.

E a partir do ano que vem, em 2012, será desta forma. Apenas os alunos que completarem 6 anos até o dia 31 de março terão o direito de poder entrar no Ensino Fundamental. Maria Pilar Lacerda, que é secretária de educação básica do Ministério da Educação deu uma declaração afirmando o seguinte: “É complicado alfabetizar e educar a criança precocemente. A escola tem de respeitar o amadurecimento não só cognitivo, mas também afetivo, emocional e motor destas crianças”.

A questão está sendo discutida em todo o Brasil e a previsão é de que talvez tenhamos mais alguns capítulos desta história. Uma mudança dessas causa um choque cultural muito grande, ainda mais quando nada é feito para preparar a cabeça das pessoas para uma modificação tão radical. Mudança essa que meche no cotidiano, no bolso e diretamente na vida de todos as famílias que possuem filhos pequenos.

Ao menos, está se avisando com mais ou menos 1 ano de antecedência. Pior é quando as mudanças são bruscas e ainda por cima, repentinas. Agora é esperar e ir já se preparando para as novas regras.

– Veja mais notícias sobre educação que podem lhe interessar.

Como matricular seu filho no Rio de Janeiro em 2012

Os cariocas que pretendem matricular seus filhos em escolas públicas deverão ir no site Matrícula Fácil e prosseguir com os passos para a inscrição do seu filho. Fique atenção ao site e acompanhe as novidades e garanta a vaga do seu filhinho em uma escola perto da localidade que vocês residem. Espero que, no fim, a sociedade brasileira acabe realmente ganhando com as  alterações feitas. Boa sorte nas matrículas escolares 2012!