Tratamento de aclâmpsia em cadelas

Tratamento de aclâmpsia em cadelas

Leia tudo o que você precisa saber sobre o tratamento de aclâmpsia em cadelas. A doença, causada pela perda de cálcio durante a amamentação é grave, mas possui tratamento. Confira quais os sintomas para uma identificação mais rápida da doença em seu animal de estimação.

O que é aclâmpsia?

A aclâmpsia é uma doença que acomete cadelas ou gatas durante o período de amamentação, quando ocorre grande perda de cálcio, levando a hipocalcemia.

O problema, que na maioria das vezes aparece em pequenos animais com grandes ninhadas, pode ocorrer de duas a quatro semanas após o parto. Cadelas nervosas e tensas estão mais vulneráveis à doença, que se não tratada logo, pode causar a morte.

O problema costuma ocorrer também com as fêmeas que nascerem de mãe que tiver a doença.

Conheça os sintomas e tratamento para aclâmpcia. (Foto: Divulgação).

Leia também:

Sintomas e prevenção

Os sintomas da aclâmpsia são diversos: nervosismo, tremor muscular local, rigidez dos membros e convulsão. A hipocalcemia pode causar também taquiarritmias cardíacas e catarata.

A prevenção consiste em alimentar bem e oferecer suplemento de cálcio à fêmea durante a após a gestação. Levar a cadela ao veterinário, mantê-la livre de parasitas e em boas condições físicas também ajuda a prevenir a doença.

Tratamento

Após a identificação da aclâmpsia, o profissional veterinário realizará o tratamento aplicando solução endovenosa de cálcio orgânico, que terá efeito mais rápido e eficaz.

 

 

 

 

Sebastião Ferreira

Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *