Quais remédios não se pode tomar com dengue

Saiba quais remédios não se pode tomar com dengue.

Apesar do inverno, a maioria dos estados brasileiros está enfrentando altas temperaturas, o que ajuda a criar condições favoráveis para o surgimento de novos agentes de contaminação.

A dengue é uma doença causada por um vírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegipty, que deposita seus ovos em locais com água parada.

A doença pode ser muito grave, e a população deve ter participação ativa em sua erradicação, uma vez que os principais focos do mosquito são encontrados em ambientes domésticos, como pneus e vasos de plantas com acúmulo de água.

Veja a seguir quais são os sintomas e alguns cuidados fundamentais:

Aedes aegipty: mosquito transmissor. (Foto: Divulgação).

Leia também:

 

Sintomas da dengue

A dengue possui diversos sintomas, mas a manifestação inicial é a febre alta repentina, seguida por dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, manchas vermelhas pelo corpo e coceira.

Em crianças, a febre alta aparece associada a apatia, sonolência, recusa da alimentação, vômitos e diarreia.

Em casos mais graves da doença, sintomas hemorrágicos podem surgir cerca de três dias após a febre, que agora diminui. O sangramento pode ser nasal, gengival, vaginal seguido por hematomas.

Tratamento – Quais os remédios que não se pode tomar com dengue?

O tratamento da dengue consiste em cuidar dos sintomas. Assim que os sintomas aparecerem e houve suspeita de dengue, um médico deve ser procurado.

A ingestão abundante de líquidos deve ser feita, para que se evite a desidratação, no entanto, existem alguns medicamentos que não devem ser ingeridos de maneira alguma em pessoas com dengue ou mesmo suspeita da doença. Tais remédios interferem no processo de coagulação do sangue, e são eles: antitérmicos que tenham em sua composição ácido acetilsalicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, dentre outros) e anti-inflamatórios (como Voltaren, diclofenaco de sódio, Scaflan).

 

Deixe um comentário