Home » Tabs em Destaque Home » Educação » Parlamento Jovem Brasileiro 2012 – Inscrições

Parlamento Jovem Brasileiro 2012 – Inscrições




Boa iniciativa para estudantes interagirem com o processo político. Confira informações a respeito do Parlamento Jovem Brasileiro 2012 – Inscrições.

O programa Parlamento Jovem é um projeto anual proposto pela Câmara dos Deputados e fundamentado também pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação e pelas Secretarias Estaduais de Educação.

Foto: divulgação

O programa tem como escopo fazer com que estudantes de escolas públicas e particulares possam participar do processo democrático. Isto por meio de simulação de trabalhos referentes à política na Câmara dos Deputados de Brasília.





Pois para quem quer interagir com o meio, as oportunidades estão abertas. Inscrições para o Programa Parlamento Jovem podem já ser efetuadas por jovens estudantes entre 16 e 22 anos.

Segundo o G1, o encontro será realizado entre os dias 24 e 28 de setembro, e as inscrições podem ser efetuadas até o dia 15 de junho. O cadastro pode ser feito nas secretarias de escolas de todo o país.

Podem participar alunos que tenham a idade referida e que estejam cursando o segundo ou o terceiro ano do ensino Médio.

Saiba mais sobre o Programa Jovem Parlamentar

Quem quiser participar da iniciativa deve completar uma ficha de inscrição disponível na página da Câmara dos Deputados. No ato, é necessário também anexar um projeto de lei e a documentação pessoal. Posteriormente, o interessado deve entregar sua documentação na secretaria de sua escola.

Entre os temas propostos para serem abordados pelo projeto estão, por exemplo, saúde e segurança pública; agricultura e meio ambiente; emprego e defesa do consumidor; economia; cultura; educação; turismo e esporte.

Pontos sobre o processo de seleção dos projetos do Programa Jovem Parlamentar

A pré-seleção dos jovens deputados será efetuada pelas Secretarias de Educação dos estados referentes aos candidatos. Depois, os projetos serão encaminhados ao Consed. Em seguida, enviados à Câmara dos Deputados, que escolherá, por meio de uma comissão de servidores legislativos, os participantes.

Criado em 2004, a iniciativa já teve a participação de mais de 600 jovens estudantes do ensino Médio.

Boa iniciativa acima, não é? Quer saber mais ideias interessantes?

Então não deixe de conferir também outras propostas contidas no espaço “Educação”.

Parlamento Jovem Brasileiro 2012 – Inscrições
Avalie essa matéria!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*