Home » Utilidade Pública » O que muda no novo Código Florestal 2012

O que muda no novo Código Florestal 2012


Seja uma pessoa sempre bem informada. Confira o que muda no novo Código Florestal 2012.

O Código Florestal, de acordo com o G1, é uma lei cujo escopo é regulamentar a exploração de terras e estabelecer locais onde a vegetação nativa precisa ser mantida.

O procedimento visa estabelecer lugares que possam ostentar distintos tipos de produção rural. O Código Florestal atual está em vigor desde 1965, junto a modificações.

Atualmente, visando-se um novo Código Florestal, a presidente Dilma fez 12 vetos e 32 modificações em relação ao assunto.

Os cortes, segundo o portal, têm como objetivo, inviabilizar anistia a desmatadores beneficiar o pequeno produtor e ainda favorecer a preservação ambiental. Os vetos ainda devem ser ponderados pelo Congresso, que pode derrubá-los.

Mais sobre o Código Florestal

As mudanças propostas pela presidente devem ser apresentadas através de Medida Provisória.  Entre os pontos dispostos nesta conjuntura:

  •  Reserva Legal – parcela de cada propriedade a ser preservada (não foi esclarecido o artigo que sofrerá alterações).
  • Multa aos Desmatadores – elemento que autoriza a criação de programa que suspende multas aplicadas até 22/07/08 (Após o veto, o produtor que recuperar a Área de preservação Permanente terá multa suspensa).
  • Crédito Ambiental – liberação de linhas de financiamento para proprietários rurais (Com o veto, o proprietário terá cinco anos para recuperar a área desmatada. Se não o fizer, pode ter seu crédito bloqueado);
  • Agricultura Familiar – regulariza cultivos de pequenos proprietários em áreas de Preservação Permanente (Antes, estes não precisariam recompor estas áreas. Com o veto, terão de fazê-lo).
  • Urbanização – define regras a respeito do uso do solo de vegetação em áreas urbanas. (Com as mudanças, mangues se enquadram como áreas de preservação, não podendo ser alterados).
  • Recomposição de Mata Ciliar – recuperação de vegetação que fica perto de rios, preservando o curso d’água. (A recomposição do espaço variará conforme o tamanho da propriedade).

Busque sempre informação relevante para sua vida

Seja alguém sempre à frente de seu tempo. Estar antenado pode fazer com que seu caminho se torne muito mais prático.

Quer saber onde encontrar notícias interessantes sobre os mais distintos tópicos?

Então não deixe de conferir as informações contidas também no espaço “Dicas”.