Home » Informações úteis » Nova Tabela do fator previdenciário de 2013 – Veja as mudanças

Nova Tabela do fator previdenciário de 2013 – Veja as mudanças




Veja aqui as mudanças da Nova Tabela do fator previdenciário de 2013.

O Ministério da Previdência Social divulgou as mudanças da nova tabela do fator previdenciário, a ser utilizada para o cálculo das futuras aposentadorias por tempo de contribuição. Os índices foram alterados de acordo com a expectativa de vida do brasileiro, publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Confira em nosso site essas mudanças.

Sobre a nova tabela do fator previdenciário

A nova tabela do fator previdenciário oi calculada com base na expectativa de vida do brasileiro e será usada apenas para novos pedidos de aposentadorias por tempo de contribuição. Os benefícios antigos não serão alterados.





Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro subiu de 73,8 anos (2010) para 74,1 anos (2011).

Quem sairá ganhando será os mais velhos. Tomemos como exemplo um trabalhador que chega aos seus 60 anos de idade e 40 anos de contribuição. Esse cidadão poderá obter o benefício a partir de segunda-feira com o valor maior do que tomando como base a tabela de 2010.

Clique aqui e confira a tabela de 2013.

Sobre o fator previdenciário

O fator previdenciário foi criado em 1999, com o objetivo de desestimular o trabalhador brasileiro a se aposentar mais cedo. Isso porque, se o cidadão solicitar sua aposentadoria com pouca idade, o fator será menor e, em consequência, o benefício também será menor.

A fórmula é utilizada somente para as aposentadorias por tempo de contribuição, o fator não é aplicado nas aposentadorias por invalidez e outras.

No caso de aposentadoria por idade, o uso da tabela é facultativo, utilizado apenas para aumentar o benefício, segundo informações do Ministério da Previdência Social.

O cálculo da tabela é baseado em quatro fatores: a alíquota de contribuição, a idade do trabalhador contribuinte, o tempo de contribuição à Previdência Social e  a expectativa de sobrevida do segurado.

Nova Tabela do fator previdenciário de 2013 – Veja as mudanças
Avalie essa matéria!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*