Home » Artesanato » Tipos de Lixas para Artesanato

Tipos de Lixas para Artesanato


Há vários tipos de lixas para artesanato e você deve escolher a lixa ou, as lixas, que vai usar de acordo com a necessidade do seu trabalho.

As lixas possuem um número, e quanto maior for este número mais fina é a lixa e mais delicado é o processo de lixar o seu artesanato. Para acabamentos de artesanato em madeira, por exemplo, somente para retirar rebarbas, a lixa deve ser bem fina e delicada. Já um móvel ou um artesanato de madeira mais grosseiro, que precise ter retiradas as camadas de tintas anteriores, precisa de uma lixa mais grossa, uma lixa bem mais abrasiva.

Como Usar Lixa para Fazer Artesanato

As lixas também são encontradas nas versões secas e d’águas. A lixa d’água é para ser usada molhada, seja com água, seja com querosene, gasolina ou outro material que você queira usar. Você pode usar a lixa d’água em gesso ou resina, entre outros.





A lixa seca é para ser usada somente seca e é subdivida em: lixa para madeira, lixa para ferro e lixa para massa.

Dicas de Lixas para Artesanato
As lixas para artesanato deixam as peças mais bonitas (Foto: gatopreto.com.br)

Leia também sobre: Artesanato em MDF para Iniciantes.

Tipos de Lixas para Artesanato

Se você vai fazer um artesanato que vai receber pintura e precisa de um acabamento mais refinado, com a superfície bem lisa, você deve começar com uma lixa mais grossa (com o número condizente com o tanto de material que será preciso retirar da superfície) e depois usar uma lixa mais fina, para garantir que o acabamento vai ficar impecável, sem nenhuma rebarba na superfície, por menor que seja.

Dicas de Lixas para Artesanato
(Foto: casadaarte.com.br) Lixa Seca Multiuso Tigre R$ 1,25

Entre os muitos tipos de lixas para artesanato devemos citar também a máquina lixadeira, para aqueles artesanatos mais resistentes e com superfície maior a ser lixada.

Leia também sobre: Como Trabalhar com Massa de Biscuit Pronta.



Lixa para Artesanato em MDF

Peças de MDF que recebem as primeiras camadas de tinta PVA branca fosca à base de água devem ser lixadas após a secagem da tinta com uma lixa mais fina e delicada, somente para retirar as irregularidades. Porém se a peça de MDF vier da loja com irregularidades mais profundas será necessário usar antes da pintura uma lixa mais grossa, como uma lixa 50, por exemplo.

Lixas
(Foto: ateliecaldaspina.wordpress.com)

Se você for fazer decoupage em uma peça de MDF você pode retirar o excesso de papel dos cantos com uma lixa de unha, que além de cortar o papel com mais precisão, ainda vai garantir bom acabamento à sua peça, já que o papel vai ficar com as pontas mais finas e coladas de uma melhor maneira.

Artesanato
(Foto: ateliecaldaspina.wordpress.com)

Assista ao vídeo do canal Texpinte Pinturas e veja como reformar móvel velho, lixando-o com lixa comum e também com máquina lixadeira. Confira os outros vídeos bem interessantes do canal Texpinte Pinturas.



Avalie!