Home » Artesanato » Madeira » Artesanato em MDF para Iniciantes

Artesanato em MDF para Iniciantes

Comece confeccionando artesanato em MDF para iniciantes e depois incremente as suas peças, deixando-as mais elaboradas.

O artesanato em MDF para iniciantes pode ser tão interessante quando o artesanato mais elaborado com o MDF.

MDF (Medium Density Fiberboard, em inglês) é um material ecologicamente correto, pois é um material que surge da mistura homogênea de fibras de madeira prensadas com resina para dar liga à composição. É um material resistente que garante bom acabamento a móveis e também a pecinhas menores. O MDF pode ser pintado, laqueado, lixado, perfurado, e pode receber colagens diversas e muitos métodos artesanais de customização. Mas como nem tudo são flores nesta vida, o MDF é muito sensível à umidade, o que exige que a pessoa guarde a peça de MDF e, a posicione, em local adequado.

Técnicas de Pintura em MDF

Você encontra diversas peças em MDF, como caixas, porta-guardanapos e organizadores em geral. Mas independente da peça de MDF que você vai trabalhar você sempre deve fazer uma preparação antes. Comece sempre limpando muito bem a sua peça, com um pano de limpeza bem limpo e seco. No mercado há peças de MFD que já são encontradas lisas, para você não ter que lixar. Porém, se você já comprou uma peça que veio com superfície imperfeita, lixe muito bem a superfície com uma lixa fina, até deixar a superfície da peça de MDF bem lisinha.





Dicas de Artesanato em MDF para Iniciantes
O artesanato em MDF é muito lindo (Foto: elo7.com.br)

Após limpar muito bem a superfície da peça de MDF, você deve aplicar goma laca em toda a peça, com o auxílio de um pincel chato e com cerdas mais firmes, para criar uma camada que vai igualar a superfície da peça e também evitar que o MDF absorva muita tinta.

Dicas de Artesanato em MDF para Iniciantes
(Foto: elo7.com.br)

Quando a goma laca estiver seca, aplique uma camada de tinta PVA branca fosca à base de água e diluída em um pouco de água, para ficar mais fácil de espalhar e não ficar grudando no pincel, que deve ter cerdas macias. A tinta branca serve para “esconder” a cor base do MDF, que é a cor de papel pardo, e ressaltar as outras cores que serão aplicadas posteriormente.

Após pintar a parte com o pincel, passe imediatamente um rolinho de espuma para pintura, para tirar as marcas das cerdas do pincel. Deixe secar por trinta minutos, ou acelere a secagem com o auxílio de um secador de cabelo com o jato de ar quente.

Após a secagem da primeira camada de tinta, passe um saquinho de pão amassado ou uma lixa bem fininha sobre toda a pintura, para igualar a superfície. Limpe muito bem para retirar o pó resultante. Faça este processo após cada camada de pintura com a tinta branca. Há MDF que possui cor mais escura e necessita de mais camadas de tinta branca para “esconder” esta cor.

Dicas de Artesanato em MDF para Iniciantes
(Foto: elo7.com.br)

Assim que a base estiver pronta, e a peça estiver toda branca, você pode pintar com a cor que quiser. Se for fazer uma peça branca e achar necessário, aplique mais camadas de tinta branca.

Além das pinturas básicas e clássicas, há a pintura em craquelê, que consiste em pintar a peça com uma cor base e depois aplicar sobre a peça um produto específico para fazer craquelê.

Veja também: Como Trabalhar com Massa de Biscuit Pronta.



Artesanato em MDF para Iniciantes

Há muitos tipos de artesanato em MDF para iniciantes, com você podendo fazer decoupage sobre a peça de MDF, com papel ou tecido.

Dicas de Artesanato em MDF para Iniciantes
(Foto: elo7.com.br)

Os iniciantes podem pintar a peça de MDF, ou não, se quiserem a peça com a cor original, colar uma figura com cola para decoupage e aplicar mais duas camadas de cola para decoupage sobre a peça, para impermeabilizar, mas sempre esperando a cola secar entre as camadas.

Dicas de Artesanato em MDF para Iniciantes
(Foto: elo7.com.br)

Ouro artesanato fácil em MDF para iniciante é pintar a peça e colar elementos também de MDF ou de outros materiais, como o fuxico.

MDF
(Foto: elo7.com.br)

Veja também: Como Começar a Fazer Artesanato com Feltro.

Como Fazer Artesanato em MDF

Há muitas formas de fazer artesanato com MDF e você pode incrementar a sua peça mesclando várias técnicas diferentes, como pintura, colagem e até forrar a sua peça com tecido e manta acrílica, para ficar fofinho.

Artesanato
(Foto: elo7.com.br)

Assista ao vídeo do canal Mania de Artesanato & Faça Você Mesmo – DIY, com a artesã Angélica Martins, e confira como fazer caixa de MDF decorada com adesivos. Veja os outros vídeos bem interessantes do canal Mania de Artesanato & Faça Você Mesmo – DIY.



Avalie!