Home » Informações úteis » IPTU 2016 – Segunda Via SP, RJ, MG, DF

IPTU 2016 – Segunda Via SP, RJ, MG, DF


Buscando informações sobre o IPTU 2016 da capital do seu Estado? IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano, um imposto brasileiro que cada pessoa que possui uma propriedade urbana, como um apartamento, sala comercial ou uma casa tem que pagar. O IPTU consta na Constituição Federal e serve tanto para pessoas jurídicas quanto para pessoas físicas.

Confira IPTU 2016 SP, RJ, MG, DF

O objetivo principal do IPTU é basicamente fiscal, ou seja, obter recursos financeiros para o Governo, mas também pode ser um meio para controlar os preços das propriedades. As pessoas que não moram na cidade, mas em propriedades rurais, também pagam imposto, neste caso o ITR, que significa Imposto Territorial Rural.

Foto: Divulgação
A segunda via do IPTU 2016 está disponível em sites de algumas cidades (Foto: Divulgação)

Confira também: Porta Guloseimas do Papai Noel Passo a Passo.

O IPTU também pode assumir uma função social, que é evitar que grandes propriedades sejam mal utilizadas pelos seus donos, uma vez que quando comprovado que a propriedade não está sendo corretamente aproveitada, o governo pode aumentar o IPTU, com o objetivo de fazer com que o proprietário venda o imóvel, para assim torná-lo produtivo.

Confira também: eSocial Doméstico 2015 – Emitir Boleto.

Em alguns Estados brasileiros, normalmente os Estados menores, o IPTU é a principal fonte de verbas. A base de cálculo do IPTU é o valor do imóvel sobre o imposto pago por ele, o valor em dinheiro e à vista. A alíquota utilizada para calcular o IPTU é estabelecida pelo legislador de cada município, e pode variar conforme o estado brasileiro.

Para imprimir a 2° via dos boletos de IPTU, acesse os sites a seguir de acordo com a capital do estado em que você reside.

Site da Prefeitura de São Paulo.

Site da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Site da Prefeitura de Belo Horizonte.

Site da Prefeitura de Brasília.

Créditos:

  • http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/financas/servicos/iptu/index.php?p=2452
  • http://www.rio.rj.gov.br/web/smf/exibeconteudo?id=669249
  • http://www.fazenda.df.gov.br/area.cfm?id_area=30
  • http://iptuonline.siatu.pbh.gov.br/IptuOnline/index.xhtml

Confira também: Ideia para Fazer Arranjo com Flores Artificiais Rústicas.