Hipernatremia – Tratamento, causas

Saiba mais sobre a Hipernatremia – Tratamento, causas. A Hipernatremia é uma doença caracterizada pela alta concentração de sódio no sangue. Suas consequências podem ser graves, inclusive com risco de morte do paciente. Veja a seguir como identificar e tratar a doença:

O que é Hipernatremia?

A Hipernatremia é uma concentração anormal e alta de sódio na corrente sanguínea – superior a 145 miliequivalentes (mEq) por litro de sangue.

A concentração de sódio normalmente aumenta no sangue quando a perda de água é maior que a perda de sódio, como quando o volume de água ingerido é muito pequeno. O paciente costuma não sentir sede quando deveria, ou então não consegue quantidade suficiente do líquido.

Mais comum entre idosos, a hipernatremia pode ocorrer quando há sudorese excessiva, disfunção renal, dentre outros. Além disso, os idosos sentem mais lentamente a sensação de sede em relação aos jovens, e seus rins funcionam mais lentamente com o avançar da idade.

Hipernatremia. (Foto: Divulgação).

 Leia também:

Causas

As causas podem ser diversas, e dentre elas:

  • Traumatismo crânio-encefálico ou neurocirurgia envolvendo a hipófise;
  •  Distúrbios como alta concentração de cálcio e baixa concentração de potássio;
  • Uso de lítio, demeclociclina ou diuréticos, que excretam água mais facilmente;
  • Diarréia, vômito, febre, sudorese excessiva ou outras formas de perda de água em excesso;
  • Doença das células falciformes;
  •  Diabetes insipidus;
  • Escassez de água.

Tratamento

O tratamento consiste na reposição de água, que com exceção dos casos leves, ocorre de forma intravenosa. A identificação da causa da doença se faz indispensável, uma vez que também deve ser tratada.

 

 

 

 

Deixe um comentário