Home » Sem categoria » Escolas que oferecem bolsas de estudo em SP

Escolas que oferecem bolsas de estudo em SP


Buscar educação é um fator obrigatório para o crescimento. Contudo, muitas vezes o processo educativo possui altos custos de manutenção.

Assim sendo, uma das opções para deixar nossa trajetória de formação menos custosa é fazer busca por bolsas de estudo.

Para quem atua na região de São Paulo, algumas possibilidades interessantes podem ser analisadas.

De acordo com o portal Juventude.SP, do Governo do Estado, as bolsas de estudo podem ser uma opção para quem não tem como arcar com as despesas de uma universidade particular, e as possibilidades neste sentido não se limitam a universidades públicas.

Bolsas de estudo em São Paulo

Bolsas de estudo em São Paulo
Bolsas de estudo em São Paulo

As informações do portal dão conta de que atualmente os alunos de faculdades privadas têm a possibilidade de participar de três programas do Governo Estadual voltados a garantir auxílio na formação Superior.

Entre estas inciativas estão o Programa Escola Família; Aluno Pesquisador; e Jovens Acolhedores.

Além destes, também é possível encontrar maneiras de financiamento ou bolsas do Governo Federal, como o ProUni e o Fies, por exemplo.

Escola da Família

O Programa Escola da Família (Bolsa Universidade) é voltado a quem estudou em escola pública estadual e está em instituição de ensino participante do programa.

Na proposta, o aluno se inscreve e pode receber uma bolsa para realizar atividades de cultura, esporte, saúde e qualificação profissional para a comunidade, com dedicação de 12 horas a cada final de semana.

Deste modo, a Secretaria de Estado da Educação custeia 50% do valor da mensalidade, até o limite de R$ 267,00.

Aluno Pesquisador

No Aluno Pesquisador (Bolsa Alfabetização), as oportunidades são para pessoas que estudam Letras ou Pedagogia.

No processo, o aluno acompanha um professor dentro da sala de aula e auxilia na alfabetização de segunda série do ensino Fundamental, recebendo a bolsa em troca.

As inscrições para este caminho acontecem no início de cada ano e ficam abertas durante quase todo período letivo.

Jovens Acolhedores

Esta proposta é voltada para a melhoria da recepção dos usuários do Sistema Único de Saúde.

Fundamentado pelo governo de São Paulo, o Jovens Acolhedores visa oferecer uma bolsa de estudo integral por 12 meses.

Em troca, o estudante dedica 20 horas por semana a atender pessoas que procuram os hospitais, dando informações a pacientes e acompanhantes, por exemplo.

Bolsas PUC

Que uma ideia de universidade com possibilidades de bolsas? Na PUC de São Paulo, por exemplo, é possível encontrar diversos caminhos neste sentido.

A Universidade, além de ProUni e Fies, também proporciona elementos como Bolsa Complementar, Bolsa Monitoria, Bolsa Acordo Interno e Bolsas de Mérito.

  • Veja outras informações em PUC.

Bolsas SENAC

Noutro contexto, outra opção interessante na região é conferir as bolsas em cursos técnicos estruturados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, o SENAC.

As vagas são ocupadas, segundo a empresa, conforme ordem de inscrição, e os interessados precisam passar por pré-requisitos para entrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*