Home » Informações úteis » Consulta Previdência Social NIT

Consulta Previdência Social NIT




Desde de outubro de 2005 que a Previdência Social deu inicio ao Censo Previdenciário. Trata-se de uma atualização dos dados cadastrais de aposentados e pensionistas do INSS.

A Previdência Social é o seguro social para a pessoa que contribui ou contribuiu com o Governo, ou seja, foi um assalariado de carteira assinada  durante algum tempo. Este recurso é administrado por uma instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos segurados. A renda transferida pela Previdência Social é adquirida para substituir a renda do trabalhador quando ele perde a capacidade de trabalhar, podendo ser por doença, idade avançada, invalidez, morte ou desemprego involuntário, até mesmo a maternidade e também a reclusão.

O Censo da Previdência Social tem o objetivo de deixar a base de dados com informações atuais de previdência. Isto elimina os pagamentos indevidos de benefícios. O banco pagador do benefício é quem coleta as informações dos segurados. O INSS contratou a instituição bancária para coletar e também repassar os dados cadastrais do titular do benefício. Isto mediante a apresentação dos documentos necessários ao Censo.





O repasse de seus dados ao Censo pode ser feito em qualquer agência da matriz bancária que seja responsável pelo pagamento do benefício em questão. Se o beneficiário não pode comparecer pessoalmente ao banco, terá que enviar o seu procurador ou representante legal – devidamente cadastrado no INSS – com a documentação do titular do benefício ao banco responsável pelo benefício, como foi dito há pouco.

– Veja o que tem de novo em nosso site, acesse a página de artigos recentes!

É preciso que os beneficiários fiquem espertos para que a data limite não exceda. É por isso que estes estão sendo informados se deverão ou não participar do Censo atual em questão. Essa informação pode ser obtida nos terminais de auto-aendimento ou até mesmo nos caixas das agências bancárias.

O beneficiário da Previdência Social pode também consultar através da internet. No site, ele poderá ver se deve ou não atualizar os dados cadastrais junto a Previdência Social. O interessado terá acesso a informações amplas sobre todo o processo e poderá se inteirar melhor sobre todo o Censo.

Site da Previdencia Social

Para acessar este serviço, é só ir no site da Previdência Social. Pode ser consultado em todos os dias da semana e em qualquer horário. Mas é recomendado que o acesso seja a partir das 15 horas.

Espero que as dicas tenham te ajudado a esclarecer melhor o assunto da atualização cadastral dos beneficiários mediante a Previdência Social. Qualquer outras possíveis dúvidas, você pode procurar informações no site oficial da Previdência Social. Boa sorte na pesquisa e não deixe de ficar atualizado no assunto.

 

Informações captadas nos site: previdencia.gov.br

Consulta Previdência Social NIT
Avalie essa matéria!


Um comentário

  1. meu cartao do combate a fome deu um problema em receber o beneficio toda vez que eu vou retirar o dinheiro e nao consigo . levo a prefeitura e elas nao resolve nada elas nao dao solucao de nada e fica por isso mesmo. quero saber o porque.mandeme respostas urgentimente ok. agradeso atenciosamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*