Home » Dicas » Como se preparar para o teste físico em concursos

Como se preparar para o teste físico em concursos




Hoje em dia os processos seletivos para vagas públicas, são de grande concorrência e muitas vezes dependendo do cargo, é necessário também participar de uma prova de aptidão física, como é o caso de concursos para policiais, em diversas instancia.  Para quem tem o sonho de conquista uma vaga pública que depende de um resultado físico, veja aqui algumas dicas que podem ser úteis no seu dia a dia e principalmente no concurso público.

Dicas para teste físico em concursos

Todo mundo sabe que ter uma vida ativa e deixar de ser sedentário é uma necessidade social de todos, porém nem sempre com a vida corrida, temos tempo para nos dedicar a um determinado esporte. Porém se você quer conquistar um cargo público que depende da sua aptidão física, é preciso encontrar um tempo para trabalhar o seu físico e melhorar o se condicionamento.  Sempre que desejamos algo na vida é preciso ter dedicação e abrir mão de certas coisas para ter o que realmente queremos.

O ideal é realizar uma rotina com exercícios aliado a uma alimentação saudável. Antes de começar o seu treinamento procure um médico e faça um check-up para saber se realmente a sua saúde está em dia e mantenha então uma rotina diária com treinamento que incluam condicionamento físico aeróbio e musculação, pois os fortalecimentos dos músculos podem ser essenciais na sua vida profissional.





Durante um concurso público, diversos tipos de exercícios podem ser solicitados de acordo com a função e concurso. Esse tipo de avaliação costuma acontecer em concursos como o de policial rodoviário, policial federal, policial civil, fuzileiros navais, aprendiz de marinheiro, entre outros concursos. O candidato pode passar por diversas provas, desde uma simples corrida até a solicitação de abdominais, natação e barra fixa.

Avaliação física em concursos

 A principal dica para quem está sem grana para pagar um personal trainer é realizar os exercícios dentro de uma rotina simples, começando devagar e aumentando o ritmo aos poucos. Comece com um trabalho simples, no mínimo três vezes por semana. A rotina deve ser diferenciada, buscando aliar uma alimentação saudável para obter um melhor resultado.  Os candidatos geralmente temem mais o teste de barra fixa, por isso é aconselhável que ao executar a prova os mesmos estiquem o braço a cada nova flexão, sem apoiar o queixo na barra. Tome cuidado para não flexionar o quadril durante a execução que geralmente não é permitido. (Leia também sobre as dicas de Como funciona a prova de títulos em concursos públicos).

Como se preparar para o teste físico em concursos
Avalie essa matéria!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*