Home » Dicas » Como funciona a prova de títulos em concursos públicos

Como funciona a prova de títulos em concursos públicos




Se você nunca se aventurou em prestar um concurso público de deseja conquistar uma vaga nesse setor, a primeira dica para se obter sucesso nos concursos é conhecer melhor como funciona cada etapa e principalmente a prova de títulos que pode ser o diferencial para alguns candidatos conquistarem vagas no setor público.  Esse tipo de avaliação tem como objetivo selecionar os candidatos que possuem melhor formação profissional e educacional, por isso não deixe de colocar esses detalhes em sua inscrição.

Provas de títulos em concursos

A pontuação dos candidatos que possuem maior número de títulos costuma ser um diferencial, principalmente para definir a classificação final do concurso.  Esse tipo de avaliação aparece sempre em concursos públicos seja para nível médio ou superior e geralmente pode ter um peso maior na avaliação final e na classificação dos candidatos. Alguns concursos também realizam uma análise do currículo para conseguir avaliar qual o candidato que tem melhor preparação para assumir determinada vaga.

Podem ser considerado título a formação obtida através de uma pós-graduação, mestrado, doutorado, MBA, pós-doutorado, publicação científica de artigos e livros, trabalhos científicos, cursos de especialização e também a experiência profissional do candidato. Consulte sempre o edital para confirmar quais os títulos que fazem parte do programa de seleção no qual você está participando. A ordem dos concursos costuma acontecer partindo da avaliação principal e na sequência é realizada uma classificação final de acordo com os títulos dos candidatos.





Como comprovar a formação em concursos

A prova de título não costuma ser eliminatória, mas sim classificatória, acrescentando pontos para os candidatos.  Por isso não deixe de apresentar os seus títulos. A comprovação dos títulos deve ser realizada mediante a apresentação dos diplomas e cerificados obtidos durante o curso. É comum se deparar com concursos para professores, médicos, economista e demais cargos que solicitam a apresentação dos títulos e copias até mesmo durante o ato de inscrição do concurso. Já os concursos jurídicos têm solicitado além do título experiência na área, por isso fique atento ao conteúdo do edital. (Leia também  dicas sobre como se preparar para o Concurso da PF 2012).

Como funciona a prova de títulos em concursos públicos
Avalie essa matéria!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*