Como prevenir dores na coluna

A dor na coluna é um mal que atinge milhões de pessoas ao redor do mundo. Porém, o que muita gente não sabe é que existem formas de prevenir e amenizar que esse problema apareça.  Geralmente as dores na coluna podem ser reflexas de uma junção de fatores que estão diretas e indiretamente afetando o seu corpo. Os hábitos do dia a dia, o calçado que você usa entre muitos outros fatores podem afetar a qualidade de vida.

 Como cuidar da coluna

O ideal é evitar o sedentarismo, criando novos hábitos de exercícios físicos, para aumentar a qualidade de vida. Outro fator que influencia é a postura mantida durante o dia, ao caminhar, ao se sentar e levantar. Escolha um colchão de qualidade, um travesseiro e um calçado que seja ideal para o seu corpo. Esses são pequenos cuidados que devemos tomar ao longo da nossa vida.

De acordo com a sua profissão, outros cuidados amplos devem ser tomado, como ter um apoio de pé, uma cadeira ergométrica e realizar alongamentos ao longo do dia. Porém tudo isso deve ser realizado sobre a orientação de um profissional que conheça a sua rotina e saiba dizer o que é melhor para você.

Caso apareça uma dor, procure um profissional da saúde o quanto antes. Evite mascarar o problema com a automedicação, utilizando anti-inflamatório. Quanto mais cedo descobrir a causa do problema, mais fácil fica para resolver e menor se torna o problema. A reeducação da postura pode ser um fator entre outros que facilitam a recuperação de forma eficiente.

Dicas para evitar a dor na coluna

Os sintomas podem variar de acordo com o tipo de problema. Existem os problemas de estenose, artrose, degenerações entre outros.

Quando há problemas na coluna cervical, pode ocorrer dormência nas mãos pela manhã, lacrimejamento nos olhos, zumbido no ouvido A avaliação e os exames variam de pessoa para pessoa, por isso procure sempre um médico especializado.

Procure ter uma postura adequada ao caminhar, mantendo a cabeça erguida e o olhar no horizonte. Os ombros devem ficar um pouco para trás.

A respiração e a retração dos músculos podem afetar a sua coluna.  Outro fator importante é saber escolher o calçado ideal para o seu tipo de trabalho.

Quem fica muito tempo em pé deve evitar os sapatos de salto alto e bico fino. Ao usar bolsa, evite usar apenas em um dos lados do seu corpo, alterne o mesmo para manter o corpo equilibrado.  (Leia também sobre como funciona uma cirurgia de varizes).

Deixe um comentário