Home » Beleza e Saúde » Como identificar alergia à lactose

Como identificar alergia à lactose




Veja aqui informações sobre como identificar alergia a lactose. Atente-se sempre à sua saúde.

A alergia ao leite ou à lactose são dois problemas distintos, e é preciso entendê-los da melhor forma.

De acordo com a Revista Crescer, a alergia ao leite se caracteriza por ser uma resposta imunológica do organismo à proteína deste. Neste contexto podem se enquadrar os leites de vaca, de búfula ou de cabra.





Desde modo, o organismo entende tal proteína como um agente estranho e que precisa ser combatido, o que pode causar a quem tem o problema reações alérgicas como urticária, diarreia, sintomas respiratórios e febre, por exemplo.

O quadro pode suceder, principalmente, quando as crianças pequenas trocam o leite da mãe por outro, não tendo o intestino ainda preparado para esta proteína.

Quando da percepção destes sintomas na criança, os pais devem consultar um especialista para obter o diagnóstico correto, identificando a proteína à qual a criança tem alergia.

Alergia à lactose

De acordo com o portal, diferentemente da alergia ao leite, a intolerância à lactose tem como propriedade a falta ou deficiência da produção de uma enzima conhecida como lactase, que tem como intuito digerir a lactose – o açúcar contido no leite.

Quando esta não é absorvida, acontece uma fermentação por bactérias do intestino grosso, o que leva à diarreia, sintoma mais corriqueiro da intolerância. A doença pode aparecer em qualquer momento, podendo agravar-se no período adulto.

Veja também Benefícios do gengibre para a saúde.

Entenda mais sobre o problema com o leite e a lactose

O combate à intolerância é mais fácil do que à alergia ao leite. Existem casos aos quais não se faz necessário excluir a lactose da dieta da criança, podendo-se usar leites e derivados que contêm baixos teores de lactose, resolvendo o problema.

Nos dois casos acima é preciso que se faça o diagnóstico o quanto antes por meio de um especialista, evitando-se, assim, a desnutrição da criança.

Ficar alerta a rótulos dos produtos adquiridos também é fundamental, bem como avisar quem cuida das crianças a respeito do problema.

Acompanhamento de peso e de estatura mensalmente também são fatores importantes no cuidado das doenças. Mais em revista Crescer.

Atenção: o GRzero nãoé um portal médico, apenas divulga informações de portais. Antes de tomar qualquer medicamento ou atitude em relação à sua saúde, consulte um médico especialista.

Como identificar alergia à lactose
Avalie essa matéria!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*