Como funciona o afastamento pelo INSS

Confira como funciona o afastamento pelo INSS.

O afastamento oferecido pelo INSS é um direito concedido a trabalhadores que atuam com carteira de trabalho assinada. Ele garante que possuam rendimentos enquanto passam por momentos delicados como acidentes ou eventuais problemas relacionados a saúde, e que alterem seu desempenho ou os impossibilite de exercer suas funções de trabalho.

Para evitar fraudes e conceder o beneficio apenas aos trabalhadores que realmente necessitem, o processo é longo e burocrático, exigindo comprovação e perícia médica aprovada pelos profissionais da saúde a serviço do INSS.

Veja a seguir mais detalhes sobre o afastamento pelo INSS:

Afastamento pelo INSS – Como funciona?

Como conseguir afastamento pelo INSS. (Foto: Divulgação).

O afastamento pelo INSS pode ser solicitado por todos os trabalhadores que contribuam para a Previdência Social, seja qual for a função trabalhista exercida. O benefício garante que continuem recebendo rendimento enquanto estão temporariamente impossibilitados de trabalhar.

Para ter direito ao beneficio em caso de doença, o trabalhador precisa ter contribuído com a Previdência Social por período minimo de 12 meses. Já no caso de acidente, o prazo de carência não é necessário, basta somente já estar escrito junto à Previdência Social.

Em relação à aposentadoria por invalidez, o trabalhador necessita passar por perícia médica de dois em dois anos, sob pena de suspensão do benefício. No entanto, caso, o trabalhador segurado recupere sua capacidade de trabalhar, o pagamento da aposentadoria é suspenso.

Documentos Necessários 

O trabalhador que deseja solicitar o benefício deve comparecer a um dos postos do INSS de sua cidade portando os seguintes documentos: RG, CPF, Carteira de Trabalho e laudo médico prévio que comprove a invalidez.

Deixe um comentário