Home » Utilidade Pública » Como funciona a guarda compartilhada dos filhos

Como funciona a guarda compartilhada dos filhos




Veja aqui como funciona a guarda compartilhada dos filhos. Entenda os procedimentos referentes a esta situação.

Quando existem processos de separação de casais, uma das circunstâncias mais frequentes a ser resolvida diz respeito à guarda das crianças.

Pois para quem vive este contexto, alguns pontos devem ser ponderados para o aprimoramento da situação.





De acordo com a revista Crescer, a guarda compartilhada se caracteriza por uma situação à qual pai e mãe, quando separados, possuem os mesmos deveres e mesmas obrigações em relação à criação de seus filhos, tendo, neste sentido, também igual oportunidade de convivência com a prole.

Atualmente, segundo o espaço, a lei brasileira determina a guarda a quem possuir as melhores condições de exercê-la, contudo, projeto de lei visa colocar a guarda compartilhada como opção.

Guarda compartilhada dos filhos

Europa e Estados Unidos já adotam o sistema há um longo período. O sistema de guarda compartilhada no continente europeu é vigente há mais de 20 anos. Na América do Norte, destes 1975.

Na guarda compartilhada, o juiz que trata do processo explica aos pais o significado do sistema, incentivando a adoção deste.

Com a alteração, existirão mudanças culturais. A briga pela guarda tende a dar lugar a uma conciliação da situação.

Saiba mais sobre o funcionamento da guarda compartilhada

A guarda compartilhada é também reflexo da família moderna, com homens e mulheres inseridos no mercado profissional, e com mesma disponibilidade de tempo para os filhos.

Assim sendo, pais e mães podem, também, dividir igualmente as tarefas que lhes cabem. E ainda é mantido o direito da criança de ter contado mútuo com seus pais.

Em suma, na guarda compartilhada os pais devem decidir juntos a vida de suas crianças. Neste contexto entram, por exemplo, elementos como lugar de moradia, local de estudos, médico, amigos, etc. Saiba mais em revista Crescer.

Veja também Revista Dia dos Pais.

Como funciona a guarda compartilhada dos filhos
Avalie essa matéria!