Como fazer uma festa junina na escola

A festa junina é uma manifestação cultural brasileira que não pode faltar na rotina anual de uma escola. A festa pode ser organizada pelos professores e funcionários administrativos e decorado com a ajuda dos próprios alunos. Existem várias ideias legal que podem ser utilizadas para diversão dos alunos e convidados. O primeiro passo é decidir se a festa será aberta para a comunidade ou se acontecerá durante a rotina de aula.

Dicas para festa junina escolar

Créditos: ensinar-aprender.blogspot.com

Caso a festa seja aberta para a comunidade o primeiro passo é preparar um convite bem legal para os pais e familiares. Escolha um modelo de convite que combine com o evento. Esse é um modelo bem divertido, pode ser decorado pelos alunos ou feito em EVA ou cartolina.

Créditos:style.greenvana.com

Crie barracas decorativas para vender pratos típicos. A festa junina pode ser usada como uma forma de arrecadar dinheiro para a escola e para depois realizar um passeio com as crianças.

Créditos:escolavila.com.br

Organize uma linda quadrilha, onde as crianças se vistam a caráter. O local onde será a festa deve ser decorada com bandeirolas coloridas, que podem ser feitas por alunos. Os alunos podem ser reunidos em grupos de acordo com a sala e juntos  desenvolver artesanalmente as bandeirinhas. Dessa forma, a festa resgata o valor das manifestações culturais.

Créditos:fulaninha-entretenimentos.blogspot.com

A fogueira é uma forma de contar um pouco sobre essa tradição festiva. Ela pode ser feita também artificialmente. No caso de usar uma fogueira original, deixe um adulto responsável, para não haver nenhum tipo de acidente.

Créditos:flickr.com

Quanto mais envolver os alunos na organização da festa, mais interessante se torna o evento.  Os alunos podem desenvolver balões decorativos para enfeitar a festa.

Créditos:proximaparadababy.blogspot.com

Organize uma barraca de pescaria com prendas para presentear os alunos. Essa barraca costuma ser a mais disputada entre os alunos. O evento deve ser divertido e oferecer opções diversificadas. (Gostou da dica? Leia também ideias e sugestões de decoração de festa junina com chita).

Veja um vídeo que ensina a fazer uma toalha em EVA para festa junina: