Home » Ganhando dinheiro » Como deduzir doação do Imposto de Renda 2013

Como deduzir doação do Imposto de Renda 2013


Já fez sua declaração do Imposto de Renda 2013? Caso não, ainda é possível fazer uma doação e deduzir o valor.

Mesmo que o contribuinte não tenha feito qualquer doação em 2012, há tempo de fazer em 2013 e considerá-la no ano-base 2012. Assim, se houver imposto a pagar, o valor doado será abatido automaticamente. Caso haja dinheiro a restituir, a doação será acrescida à restituição.

A opção de doar o dinheiro a uma instituição séria é uma opção a pagar o valor ao governo.Veja a seguir maiores detalhes:

Imposto de Renda 2013: Como deduzir doação?

Saiba mais sobre o IR 2013. (Foto: Divulgação).
Saiba mais sobre o IR 2013. (Foto: Divulgação).

Para abater o valor da doação no valor a ser pago de imposto em 2013, o contribuinte pode fazer o pagamento até 30 de abril, prazo final da entrega da declaração.

Tudo funciona da seguinte maneira: durante a declaração, é necessário apontar no programa da Receita o nome do fundo beneficiado e o valor que se deseja doar em ‘Doações Diretamente na Declaração – ECA’, presente em ‘Resumo da Declaração’. Em seguida é só imprimir um guia de pagamento, ou Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).

É possível ainda que o contribuinte entregue sua declaração antes de pagar a doação, porém caso o valor não seja pago até a data limite, que é 30 de abril, a doação não vai constar no sistema e o imposto não será abatido. Se optar pela doação mas atrasar seu pagamento, a Receita cobrará o valor abatido com multa e juros de 0,33% por dia de atraso.

Leia também: Oportunidades de emprego na Rede Globo em 2013

Qual o valor máximo a ser doado?

O valor máximo da doação é de 3% do imposto devido no IR, quantia que será informada automaticamente quando a opção for escolhida. No entanto, quem realizou depósito na conta dos fundos em 2012 está limitado a abater 6%.

Entidades participantes

Para ter a doação deduzida, é preciso que a entidade esteja no site da prefeitura, governo ou órgão federal. Guarde consigo o comprovante de pagamento e o CNPJ da entidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*