Home » Dicas » Como fazer » Como cuidar de orquídeas em vaso

Como cuidar de orquídeas em vaso


Aprender novas técnicas de como cuidar de orquídeas são necessárias para manter esta espécie vegetal saudável e bela em sua residência ou ponto comercial.

As orquídeas correspondem a uma das plantas mais queridas entre as pessoas para se manter em casa, enfeitando seja a sala ou um pequeno jardim.

A título de informação, são conhecidas atualmente por volta de 4 mil espécies de orquídeas ao redor do mundo que chamam a atenção dos decoradores e dos amantes da jardinagem pelas suas cores vibrantes e formas diferenciadas.

Curiosamente, essa é uma das plantas mais dadas como presentes para amigos e em datas comemorativas.

Diante disto, será apresentado abaixo as melhores maneiras para se fazer a manutenção de orquídeas, incluindo as mini-orquídeas.

Como cuidar de orquídea no vaso

Existem algumas maneiras apropriadas para manter uma orquídea em um vaso. Certamente a principal dica é que deve ser evitado que se utilize um vaso plástico, é preferível os vasos de barro, pois estes drenam melhor a água do substrato.

Você pode gostar também de saber como cuidar de azaleias em vasos.

Como Cuidar de uma orquidea

Faça a troca do vaso à medida que a planta for crescendo. Toda vez que for feita uma substituição de vaso, sugere-se o uso de fibra de coco ou musgo para adicionar ao substrato da orquídea.

como cuidar de orquidea em vaso de barro
(Foto: @orquideasejardinagem)
orquídea cascata
(Foto: @universoblum)

Confira também o vídeo no canal Minhas plantas

Como cuidar de mini orquídea

As mini orquídeas não são tão fáceis de encontrar. Seu tamanho é de aproximadamente de 5 cm, variando de tamanho a depender da espécie escolhida.

mini orquídea no vaso
(Foto: @porondeflorloja)

E mesmo sendo flores relativamente raras, elas são procuradas para conferirem um aspecto de elegância ao espaço residencial.

mini orquídea
(Foto: @universoblum)

Como cuidar de mini orquídeas

O primeiro cuidado como uma mini orquídea é que não deve colocá-la em um ambiente que receba muito calor, pois são muito sensíveis a temperatura. A temperatura ideal para elas é de 18 a 29º Celsius.

como cuidar de orquidea phalaenopsis
(Foto: @avpaisagismoflores)
Lembrando também que não é uma boa ideia mantê-la em ambientes frios, uma temperatura abaixo de 13º já é o suficiente para a planta não resistir.

Evite manter a mini orquídea em espaço que receba vento, até um vento simples, poderá derrubar suas flores de tão delicada que é.

Pequena orquídea
(Foto: @raquel.salla)

Esta planta deve ser aguada apenas uma vez a cada semana. Um truque incomum mas que funcional com esta planta, é colocar um cubinho de gelo no vaso, é o bastante para manter a umidade necessária.

mini phalaenopsis
(Foto: @jardim_das_orquideas_online)

Finalmente, é sugerido que fertilize no máximo uma vez por mês o substrato (em outras palavras a areia) onde fica a orquídea. Além disse realize a poda sempre que for indispensável.

Confira dicas também no canal orquideomania

Como cuidar de orquídea para dar flores

É natural que as orquídeas não fiquem todo tempo com flores, o comum é que em boa parte da sua vida as folhas estejam sempre presentes.

Além disso, alguns fatores podem contribuir para o não surgimento das flores na orquídea, como por exemplo, deficiências nutricionais, stress, exposição a temperatura superior ou inferior a sua capacidade de suporte, dentre mais alguns outros.

orquídea no vaso
(Foto: @marapettydecora)

Ponha sua orquídea em um ambiente que receba luz do sol constantemente (mas de forma indireta), se a ideia for manter esta planta fora de casa, procure colocá-la em m lugar que receba um pouco de sombra, como por exemplo, debaixo de uma planta maior.

orquídea phalaenopsis branca
(Foto: @deojosmiel)

Outra ação importante é adubá-la corretamente, neste caso, pode-se utilizar tanto adubos químicos como os orgânicos ou os mistos. Use de modo cauteloso, repeite as instruções de cada adubo.

flor de orquídea
(Foto: @arteefloresoficial)

Regue sempre que for necessário. As orquídeas não necessitam de uma grande quantidade de água para sua sobrevivência e floração, perceba que decorre quase 5 a 6 dias para que o substrato volte a ficar seco novamente.

Leia Também sobre:

E quando estiver com aspecto de seco, volte a regá-la. Esse é o processo padrão de como cuidar de orquídeas para florescerem.

Confira também o vídeo no canal Minhas Plantas:

Como cuidar de orquídea facilmente

Confira também outras dicas no canal Minhas Plantas:

Essas são as dicas mais práticas e funcionais sobre os cuidados com as mini orquídeas.

var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-20014737-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();