Home » Ganhando dinheiro » Como abrir um negócio de artesanato

Como abrir um negócio de artesanato




Quer abrir seu próprio negócio no ramo de artesanato? Veja a seguir dicas para aproveitar seu potencial da melhor maneira possível, e obter sucesso no novo empreendimento.

Hoje os negócios voltados para o artesanato são muito respeitados no país. Com peças cada vez mais valorizadas pelo trabalho único e exclusivo, as lojas não necessariamente precisam ser uma extensão das feirinhas localizadas em cidades turísticas.

Como montar o próprio negócio de artesanato?

Dicas para trabalhar com artesanato. (Foto: Divulgação).
Dicas para trabalhar com artesanato. (Foto: Divulgação).

Escolha bem seus fornecedores: para que um negócio ligado ao artesanato tenha sucesso, é fundamental escolher bem os fornecedores, já que a qualidade das peças e a exclusividade das mesmas é o que atrai e fideliza o cliente.





 Leia também: Piso salarial das profissões em 2013

Ponto comercial

A escolha do ponto, juntamente com a escolha dos fornecedores, é o mais importante para este tipo de negócio. A pergunta aqui é qual público que se deseja atender: ela vai direcionar a localização da loja. Se o público tiver maior poder aquisitivo, localizações indicadas são shopping centers, aeroportos, hotéis de luxo, resorts. Já em uma cidade turística, opções são mercados tradicionais, centros culturais, feiras de artesanato.

Documentação necessária

Faça o registro de seu negócio nos seguintes órgãos reguladores: Junta Comercial; Secretaria da Receita Federal (CNPJ); Secretaria Estadual de Fazenda; Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento; Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal); Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”; e Corpo de Bombeiros Militar.

Funcionários

O número de funcionários vai depender do tamanho da loja, mas o ideal é que o empreendimento conte com duas vendedoras, sendo que uma fique também no caixa. Outra pessoa deve cuidar da administração dos negócios, pode ser o dono ou profissional devidamente capacitado.

Organização e decoração

Durante a organização do espaço, coloque prateleiras e “cabides” para expor a mercadoria da melhor maneira possível. Separe os itens em comum, e deixe o preço de todos bem visível.

Por fim, capriche na decoração e no layout, escolha algo moderno, que tenha a ver com as peças da loja.

Como abrir um negócio de artesanato
Avalie essa matéria!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*