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Alimentos que ajudam o bom funcionamento da tireóide




Você sofre de problemas na tireóide? Uma dieta equilibrada, rica em alimentos específicos, pode contribuir para o bom funcionamento da glândula e conseqüente aumento da qualidade de vida.

A tireóide é uma glândula localizada na região do pescoço e responsável por liberar hormônios que regulam o funcionamento do organismo humano.

Apesar da importância da glândula, cerca de 15% da população com mais de 45 sofre de distúrbios como hipertireoidismo (hormônios produzidos em excesso) e hipotireoidismo (hormônios produzidos em quantidade insuficiente). Os problemas estão relacionados, principalmente, a hábitos alimentares incorretos e prejudiciais.





Confira a seguir alguns alimentos que garantem o funcionamento saudável da glândula:

Lista de alimentos que fazem bem para a tireóide

  • Alimentos que fazem bem para a tireóide. (Foto: Divulgação).

    Laranja: os carotenóides e a vitamina C que compõe a fruta colaboram para o bom funcionamento da tireóide. A quantidade diária recomendada é de apenas 1 unidade.

  • Carne vermelha: ao contrário do que muitos acreditam, a carne vermelha é rica em zinco e selênio, nutrientes importantes para a produção hormonal. A quantidade benéfica do alimento corresponde a três bifes médios e pouco gordurosos por semana.

  • Gema de ovo: a parte amarela do ovo contém grandes quantidades de antioxidantes e vitamina C, benéficos para o organismo de maneira geral. Além disso, a gema possui pequena quantidade de iodo, o que é importante para o funcionamento correto da glândula.

  • Leite e seus derivados: leite, iogurte e queijos possuem muitos nutrientes importantes como o cálcio e a vitamina D, mas são a vitamina A e o iodo que interferem diretamente no funcionamento da tireóide. Eles são importantes para a produção de hormônios. Três porções diárias de leite ou derivados é o ideal.

  • Óleo de peixe: o óleo é rico em iodo e conseqüentemente ajuda a tireóide a funcionar adequadamente. Ótimas opções para a saúde são salmão, atum e sardinha. A quantidade recomendada para receber os benefícios é de 120 gramas da carne branca três vezes por semana.

  • Algas marinhas: as algas concentram altas doses de dois dos nutrientes mais importantes para a produção de hormônios pela tireóide: iodo e selênio. No entanto é preciso cuidado: o alimento deve ser parte da dieta de pessoas que sofrem de deficiência de iodo.

  • Castanha-do-Pará: os componentes importantes aqui são o selênio e o ômega 3. Por ser altamente calórica, a porção diária recomendada é de duas unidades.

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