Reajuste de aluguel 2013 – Residencial e Comercial

 Se você é locatário ou tem um imóvel alugado, deve saber que todos os anos o valor do aluguel sofre reajuste.

O valor de tal reajuste nos contratos de locação é calculado através do IGP-M, o Índice Geral de Preços do Mercado. O IGP-M é responsável por balizar os reajustes ligados a essa categoria de negócio, além dos reajustes nas tarifas de fornecimento de energia elétrica.

Índice Geral de Preços do Mercado – IGP-M

Aumento dos alugueis residencias e comerciais. (Foto: Divulgação).

O Índice Geral de Preços do Mercado (IPG-M) foi criado em 1940 com o objetivo de medir o movimento de preços do mercado, sendo utilizado desde então como deflator do índice de evolução dos negócios.

O IGP-M é calculado através da média aritmética de três outros índices de preços, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).

O IGP-M é o indicador macroeconômico que representa a evolução de preços. Atualmente é usado para a o reajustes relacionados as tarifas de energia elétrica e de contratos de aluguel.
O índice é calculado e divulgado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Leia também:  Calendário eleitoral 2012 – TSE

Como Calcular ?

Todos os meses oíndice é divulgado pela FGV, e a soma da porcentagem dos meses do ano corrido de contrato será a porcentagem equivalente ao reajuste do contrato. O IPC-M pode variar para mais ou para menos, sendo assim o valor do aluguel do imóvel residencial pode sofrer não só sofrer acréscimo, como também redução do valor conforme o índice.

Sendo assim, é importante ficar atento ao IPC-M para não pagar aumentos indevidos no aluguel ou até mesmo pedir a redução do valor cobrado pelo imóvel locado.

As condições e aumentos aplicados variam de acordo com o que é combinado em contrato.

Alguns sites gratuitos fazem o calculo automático em cima de dados como o valor do aluguel, data do inicio do contrato, o IPC-M e a periodicidade do reajuste.

O reajuste de 2013 se baseará na média percentual dos meses de 2012, até o mês de outubro a média do IPC-M esta positiva em 6,06%.

Categoria: Informações úteis


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*