Dicas para ter um parto normal tranquilo

Confira aqui algumas dicas para ter um parto normal tranquilo. O parto normal é o sonho de muitas gestantes, já que evita os pontos cirúrgicos da cesária, bem como a lenta recuperação. No entanto, o que assusta muitas mulheres é o medo de sentir muita dor durante o parto normal. Todos já ouvimos ao menos uma vez a frase “a dor do parto é a por dor que existe”.

Porém, é possível diminuir essa temida sensação: a ciência revela o segredo para atenuar a dor do parto normal, e ter uma hora mais tranquila.

Como ter um parto normal tranquilo

A dor sentida durante o parto normal é resultado de duas reações antagônicas do corpo humano. O útero tenta, ao mesmo tempo, abrir-se para fazer nascer o bebê e fechar-se, sob a reação dos nervos simpáticos, estimulados pelo medo.

De acordo com diversos estudos, o que faz com que a dor sentida durante o parto normal diminua é o relaxamento. A atenuação da dor no corpo humano é realizada pela endorfina, o hormônio do prazer e bem-estar.

Assim, quanto mais relaxada e confortável a futura mamãe estiver, mais endorfina liberará e menos dor sentirá.

Parto normal tranquilo. (Foto: Divulgação).

Dicas para atenuar a dor do parto normal

De acordo com os médicos, as gestantes podem seguir algumas dicas para manterem-se mais relaxadas e menos tensas. No entanto, é importante sempre obter acompanhamento profissional para escolher algo que não prejudique a saúde do bebê:

  • Tratamentos alternativos: técnicas como acupuntura, pilates, ioga, homeopatia, e florais sem álcool podem contribuir para eliminar a ansiedade e trazer calma;
  • Tente atividades simples como dançar e cantar;
  • Dedique-se a uma atividade que você gosta e que te faz bem;
  • Cuide da saúde física, psíquica e emocional;
  • Inicie seu pré-natal com o obstetra três meses antes de engravidar;
  • Vá ao hospital quando as contrações estiverem ocorrendo em intervalos de cinco em cinco ou dez minutos. Isso garante que a dilatação estará maior, e evita desnecessariamente o ambiente hospitalar, muitas vezes tenso e caótico.

Leia também:

Categoria: Beleza e Saúde


Comments are closed.