Curso para motorista de ônibus, caminhão e carreta grátis no SEST SENAT


Escrito por

As pessoas que gostariam de aprender a dirigir automóveis de grande porte, como ônibus, caminhões e carretas, poderão aproveitar as oportunidades oferecidas em todo o Brasil para cursar aulas inteiramente grátis disponibilizadas para as pessoas em geral. Tratam-se das chances oferecidas pelo Sest Senat, que está lançando um programa especializado para a capacitação de novos motoristas nesta no setor. Serão 69 mil beneficiados e estes poderão entrar facilmente no mercado, que hoje se encontra carente de profissionais na área.

Foi lançando no dia 2 de setembro e tem o nome de Programa de Formação de Novos Motoristas para o Mercado de Trabalho. Serão cursos gratuitos e disponíveis em unidades do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). As qualificações tem o objetivo de integrar novos profissionais para área, que hoje possui poucos profissionais para a alta demanda. Poderão ser escolhidas habilitações nas categorias C, D e E. Serão formados milhares de condutores de caminhão, carreta e ônibus para o ingresso em vagas, na maioria das vezes com urgência na captação deste profissional.

O Sest Senat montará as turmas ao longo do semestre, tendo como base o calendário das unidades e a demanda de inscritos em cada região. O programa foi criado para reforçar e não deixar fragilizada a mão de obra qualificada do transporte rodoviário de passageiros e também de carga. Serão montadas várias turmas regularmente e o objetivo é de capacitar em torno de 70 mil pessoas ao ano.

– Acompanhe várias chances de empregos em nosso país.

Para você ter uma ideia, pesquisas feitas pelo próprio setor mostram que para suprir esta carência do mercado seriam necessários aproximadamente 100 mil profissionais, pois é essa a quantidade de vagas abertas para a área, já imaginou? Fazer um curso neste sentido é ter a certeza de que você será empregado logo quando acabar o curso e receber a habilitação na modalidade que escolheu. Pode ser a grande chance para você arranjar um trabalho legal e que te dê uma remuneração bem sólida todos os meses. Garantindo mais conforto para sua família.

Serão 160 horas-aula, que serão divididas em módulos. São eles: básico, intermediário, especializado e prático. O foco está na tecnologia, condução econômica e legislação. É importante lembrar que para os motoristas que optarem por transporte de carga, o módulo de especialização vai depender de acordo com o que vai ser transportado. Por exemplo, Carga viva, cana-de-açúcar, grãos, mudanças, frutas, verduras e hortaliças, veículos, lixo urbano e transporte de valores serão carga-horária de 20 horas para a especialização. Produtos farmacêuticos e carga frigorificada terão 40 horas e produtos perigosos e cargas indivisíveis serão 50 horas-aula.

Inscrições gratuitas para os cursos de motorista

Para a área de transporte de passageiros, serão oferecidos cursos para vários tipos de condutores. Sendo eles: motorista de ônibus urbano, motorista de ônibus rodoviário e motorista de ônibus de turismo. As inscrições deverão ser feitas na unidade do Sest Senat mais próxima de sua localidade. Mais informações pelo número: 0800 7282891. Em caso de dúvidas e endereço de unidades, você poderá consultar no site oficial do Sest Senat. Boa sorte!