Como construir pergolado de madeira

Veja aqui como construir pergolado de madeira. Já pensou em ter uma estrutura de peças de madeira que proporcionam a plantas trepadeiras se envolverem na estrutura e criarem o próprio teto artificial?

Isto mesmo, você poderá fazer um lindo caminho no seu jardim ou quintal com esta técnica. Criar um trajeto ou um lugar arejado e com uma sombra deliciosa é demais, confira! Esta estrutura não precisa ser feita exatamente com madeira, você também poderá usar tijolos ou pedra.

Para fazer pergolado sem gastar muito dinheiro, acompanhe os passos a seguir:

Como fazer um Pergolado passo a passo

1- As peças verticais ou montantes com madeira devem ser feitas com seção mínima de 7,5 centímetros quadrados e aproximadamente 3 metros de comprimento. As travessas laterais e transversais, serão feitas a partir de madeiras de 15 x 5 centímetros de seção. Ao comprar a madeira, é indispensável analisar cuidadosamente cada peça para constatar se está envergada ou empenada.

2- Você poderá usar pedaços de madeira e barbante para o alinhamento e a demarcação do solo na área necessária. Enterre as madeiras verticais em uma fundura de cerca de 60 centímetros numa fundação de cascalho e concreto. Estando no primeiro montante, chame alguém para que segure o montante seguinte no furo onde será fincado. Enquanto isso você colocará uma ripa transversal de cume a cume entre os dois componentes de madeira.

3- Para verificar se os cumes estão nivelados, você poderá usar um nível de bolha. Ajuste a altura enfiando ainda mais a peça de madeira ou colocando cascalho no buraco aonde está fincada a madeira. Faça isto para o resto do montante.

4- As travessas laterais devem ser feitas com madeira de 15 x 5 centímetros de seção, deixando a mais cerca de 15 centímetros em cada extremidade, você poderá chanfrar ou tornear. Assinale nas travessas laterais marcando os pontos de encaixe com todo o montante e faça nesses pontos entalhes até o meio da sua espessura. Para estabelecer e imobilizar as travessas, você deverá colocar pregos em ângulo com as cabeças introduzidas na madeira.

5- Serre as ripas transversais e as laterais, deixando um excesso para cada lado, que pode ser moldado de várias formas. Utilizando-se de uma serra e um formão, faça em cada ponta madeiras entalhes de 5 e 7,5 centímetros de profundidade, levando em conta a largura para a trave, ajuste as ripas transversais nas laterais com pregos, fazendo o mesmo processo que foi indicado acima.

6- Tenha sempre em mente que tudo isto deve ser feito com a ajuda de um profissional no assunto, assim você poderá tirar suas dúvidas e ele entenderá perfeitamente o que deve ser feito ao ler este artigo.

Fazendo um pergolado de madeira: veja a montagem

 Este vídeo está disponível na internet, em idioma castellano, mas dá para compreender facilmente. Vale ressaltar que as informações do passo a passo acima não corresponde ao informado no vídeo. São sugestões distintas extraídas da internet, mas que podem auxiliário a construir um pergolado de madeira passo a passo.

Categoria: Casa e Decoração


Comentários (2)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Edineia disse:

    Boa tarde!
    Qual a madeira mais indicada para fazer o pergolado, ou qual o tratamento adequado.
    Grata!

  2. Simone disse:

    Olá, bom dia!

    Onde encontro aquelas “sapatas” de ferro que são apoio da madeira? que nome teriam? grata? Simone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*