Cadastramento Biométrico SP 2016 – Agendamento

Procurando informações sobre o agendamento para cadastramento biométrico SP 2016? Então confira todas as referências para este processo. Regulamentado pelas Resoluções do TSE nº 23.335/2011 e nº 23.366/2011, o recadastramento biométrico está sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo o país, assim como em cada região do Estado de São Paulo.

Confira informações sobre o cadastramento biométrico SP 2016 (Foto: tse.jus.br)
Confira informações sobre o cadastramento biométrico SP 2016 (Foto: tse.jus.br)

Confira o Cadastramento Biométrico SP 2016 – Agendamento

A palavra biometria vem do grego: bios (vida) e metron (medida). Designa um método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas (anatômicas e fisiológicas) e características comportamentais. As mais comuns são: impressões digitais, reconhecimento de face, íris, assinatura e até a geometria das mãos. Todo sistema biométrico é preparado para reconhecer, verificar ou identificar uma pessoa que foi previamente cadastrada. No caso do cadastramento que será efetuado pela Justiça Eleitoral, os dados serão coletados por um scanner de alta definição.

Veja ainda: Como Decorar Pano de Prato Passo a Passo.

Cadastramento biométrico é o processo de atualização dos dados constantes do cadastro eleitoral, com o objetivo de implantar a identificação de cada eleitor através de impressão digital, fotografia e, desde que viabilizado, assinatura digitalizada.

(Foto: tse.jus.br)
(Foto: tse.jus.br)

O município que tiver todo o seu eleitorado cadastrado biometricamente estará apto a utilizar urna equipada com identificação biométrica. A liberação é feita na mesa receptora de votos através de equipamento próprio (microterminal) antes de o eleitor entrar na cabine de votação.

Veja ainda: Alistamento Militar 2016 – Como funciona, documentos.

O atendimento nos cartórios eleitorais é realizado exclusivamente por agendamento. O objetivo é evitar filas e demora no atendimento. Porém nos postos eleitorais instalados nas unidades do Poupatempo (Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo e São Paulo – Itaquera, Lapa, Santo Amaro) o agendamento não é necessário.

O cadastramento biométrico é feito com utilização do chamado “Kit Bio”, composto de dispositivo de captura de fotos, escâner para captura de digitais, maleta de transporte e cenário (miniestúdio fotográfico com assento).

(Foto: tse.jus.br)
(Foto: tse.jus.br)

Créditos:

  • http://www.tse.jus.br/eleicoes/biometria-e-urna-eletronica
  • http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/recadastramento-biometrico-1

Veja ainda: Bola de Isopor Decorada com Fitas Passo a Passo.