Zumbido no ouvido: causas e tratamento

Zumbido no ouvido: causas e tratamento

Além de desagradável a alteração e aumento de zumbido no ouvido pode ser característica de algum problema, por isso fique atento e procure sempre que necessário um aconselhamento de um profissional de medicina, para obter os cuidados essenciais. Esse artigo visa esclarecer algumas dúvidas, que devem ser confirmadas com os profissionais da saúde, para que o paciente possa receber as orientações corretas.

 Problemas com zumbido, como resolver

O que é o zumbido?

Geralmente o zumbido é uma característica de um sintoma.  Ele pode acontecer de forma de chiado, barulho de cachoeira, apito ou outras formas, que parecem de forma contínua e intermitente. Acredita-se que cerca de dezessete por cento da população mundial, sofre com zumbido.

Quando aparecem os zumbidos?

Os zumbidos podem ser incomodo e muitas vezes surgem quando a concentração e o sono estão prejudicados. Algumas pessoas que sofrem que de transtornos psiquiátricos também podem passar a ter esse desconforto, como transtorno de humor e ansiedade.

O que causa o zumbido?

Não existe uma causa específica para justificar a causa do zumbido. Alguns fatores como a perda de audição, infecção no ouvido, obstrução auditiva, exposição prolongada a ruídos e outros fatores podem estar associados a essa causa. Sabe-se que é um barulho vibratório são de origem vascular ou muscular.

 Tratamento para zumbido

Quando o zumbido passa a causar sofrimento ao paciente é necessário buscar a origem e tratar de forma adequada. Geralmente o tratamento passa por uma análise física do ouvido, seguido por avaliação psiquiátrica e acompanhamento de ansiolíticos, em caso onde não há comprovação de nenhuma falha física.

Cada situação requer um tratamento específico, há tratamentos com geradores de som, terapia sonora, aparelho auditivo entre outras.  Procure um médico antecipadamente para evitar que o problema aumente e que haja uma perca maior de audição. Muitas vezes um problema simples pode ser tratado de forma rápida e eficaz, quando os sintomas são iniciais. (Leia também dicas sobre Como tratar o diabetes gestacional).

Sebastião Ferreira

Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *