Como declarar imóvel no imposto de renda 2012

Como declarar imóvel no imposto de renda 2012

Quer saber como evitar a malha fina? Veja algumas dicas para conseguir declarar o seu imóvel e veículo de forma correta na sua declaração de imposto de renda. Muitos cidadãos não sabem como declarar o seu imposto de renda, pois existem dúvidas e dificuldade, então aproveite essas dicas e evite a malha fina. O prazo para entrega do imposto encerra dia trinta de abril, por isso corra para fazer a sua.

 Como colocar o seu imóvel no Imposto de renda

Todos os cidadãos que adquiriram imóveis em 2011 devem declarar o imóvel na seção de Bens e direitos. Nessa seção devem ser incluindo informações como o endereço, metragem e valores pagos no ano vigente. Caso o bem já tenha sido adquirido anteriormente a sugestão é apenas importar a declaração antiga.

Caso tenha sido feito alguma obra no imóvel e ele foi adquirido após 1988 é necessário informar todas as ampliações e benfeitorias realizadas no imóvel, junto com o preço da propriedade vigente na escritura. Guarde sempre os recibos das compras de material e mão de obra.

Os trabalhadores que utilizam o FGTS para quitar o imóvel devem colocar essa informação na seção de Rendimentos Isentos e não tributáveis, que deve ser deduzido da ficha de Bens e direitos, incluindo como comprovação do aumento do patrimônio do contribuinte.

Herança e imóvel financiado também deve ser colocado no imposto de renda

 Caso você receba alguma herança é necessário que a declaração seja realizada em nome da pessoa falecida, utilizando os dados da última declaração, feito por ela, para indicar o bem ou a partilha, assim como as informações e dados de aquisição da propriedade.

 No caso de pessoa física, que vendeu o imóvel e não conseguiu comprar outro no prazo de 180 dias, é necessário declarar no imposto de renda, na seção: Ganhos de Capital o valor da venda, o nome do comprador e a data da transação, assim como informar a declaração anterior do calculo e ganho efetivo.

 Para imóvel financiado é preciso informar o valor total do imóvel, o que foi pago até o momento. Com carro é a mesma situação, é necessário colocar o valor do veículo e o que foi pago até o momento. Em caso de dúvida procure a receita federal ou um contador que poderá ajudar com essa informação.

Sebastião Ferreira

Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.

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