Torcicolo no pescoço – O que fazer, como tratar

Leia Torcicolo no pescoço – o que fazer, como tratar. O torcicolo é aquela sensação de pescoço travado, sem movimento. O problema ocorre quando o músculo esternocleidomastóideo, localizado na lateral do pescoço, é afetado, e pode causar, além da tensão, dor por toda a extensão da musculatura dorsal.

O torcicolo pode ter diversas causas, e muitas vezes a mudança de hábitos muito simples do dia-a-dia pode afastar o problema.

Confira a seguir tudo o qeu você precisa saber para ficar longe, ou acabar com o torcicolo:

Leia também:

Torcicolo: causas e tratamento. (Foto: Divulgação).


Causas do torcicolo no pescoço

O torcicolo pode ser causado por má postura, trauma ou movimento súbito.

O que fazer?

  • Uma dica importante é o cuidado com a posição escolhida para o sono, bem como a qualidade do travesseiro, que não deve ser muito duro ou mole. A altura correta do acessório é aquela que deixa a cabeça alinhada à coluna vertebral. Evite também utilizá-lo em outro lugar que não embaixo da cabeça, como no meio das pernas ou braços.
  • Caso trabalhe sentado na mesma posição por muito tempo, procure alongar o pescoço e fazer movimentos circulares a cada 45 minutos.

  • A tela do computador deve ficar sempre na altura dos olhos, para evitar má postura.

  • Evite dormir de bruços ou no sofá, o que não faz muito bem à coluna e ao pescoço.

     

Como tratar

Como o torcicolo causa dor intensa, o pronto tratamento deve ser feito com a utilização de remédios, como analgésicos, antiinflamatórios ou relaxantes musculares. Em um primeiro momento, tentatias de alongar ou forçar o pescoço devem ser evitadas.

A segunda fase do tratamento consiste em aplicar alternadamente compressas quentes e geladas, por no máximo 20 minutos. Os intervalos entre os ciclos de aplicações deve ser de 1 hora.

Por fim, alongue a musculatura do pescoço.

Se depois de seguir estes passos a dor não tiver passado, procure um especialista.

Deixe um comentário