Tipo de Depilação Ideal para cada Pele

Manter-se depilada e com a pele lisinha é praticamente uma obrigação para todas as mulheres. O que diferencia uma da outra é o tipo de depilação empregada, com lâmina, creme depilatório, cera (fria ou quente), depiladores elétricos ou a depilação a laser. Mas, o que muitas mulheres não sabem é que dependendo do tipo de pele e da espessura do pelo é indicada uma depilação específica.

(Foto: marie-claire.es)

Depilação para cada Tipo de Pele e Pelo

A Lâmina é o método de depilação mais prático e rápido que existe, porém, é o método mais agressivo também. Além de desencadear foliculite, a lâmina irrita a pele e pode provocar alergias. A lâmina somente é indicada para casos de emergência (quando você não tem outra alternativa e precisa depila-se), e mesmo assim ela é mais indicada para quem tem pelos finos claros e pele normal ou oleosa. A combinação de lâmina com pelos grossos e pele seca pode ocasionar ainda mais lesões na pele. O mesmo vale para os cremes depilatórios; e eles ainda têm um agravante, podem desencadear alergias por causa das substâncias de sua formulação.

A cera (quente ou fria) é indicada para todas as espessuras de pelos, porém, é mais indicada para períodos quando sua pele está bem hidratada, pois, caso ela esteja seca e descamando poderá ser retirada (camada superficial) juntamente com os pelos durante o processo da depilação. Como a depilação com cera retira os pelos com a raiz, o tempo de duração entre uma sessão e outra é mais longo, em média de vinte a trinta dias.

Há dois tipos de depiladores elétricos, os que apenas aparam os pelos (como se fosse uma lâmina) e os aparelhos que retiram os pelos pela raiz como na depilação com cera. No primeiro caso, os pelos voltam a crescer no segundo ou terceiro dia após a depilação e é um método mais indicado para pelos finos e claros, mas, a pele pode estar seca que o aparelho não agride tanto como a lâmina. E o depilador que retira o pelo pela raiz é indicado para todos os tipos de pelos e peles.

E a depilação a laser é um método permanente de depilação (exigindo apenas um retoque a cada oito ou dez anos). É mais indicada para peles claras, pois, as peles escuras podem ficar manchadas, mas, todos os tipos de pele (seca, normal ou oleosa) podem beneficiar-se da depilação a laser, assim como todas as espessuras de pelos, a pessoa deve apenas realizar boas hidratações durante alguns dias antes do processo.

Porém, seja qual for o método de depilação escolhido alguns cuidados devem ser tomados, como não se expor ao sol no mesmo dia da depilação, realizar esfoliações suaves três dias antes e três dias depois da depilação (para que os pelos não encravem) e sempre manter a pele bem hidratada. (Leia também sobre Lentes que Aumentam os Olhos).

1 comentário em “Tipo de Depilação Ideal para cada Pele”

  1. Sempre usa a lâmina, as vezes a cera quente, mas não se se segue os cuidados que as dicas trazem; portanto são de grande valia. Vou tentar segui-las para o bem de minha pele.

    Responder

Deixe um comentário