Home » Dicas » Taxa de desemprego no Brasil 2012: tendência para aumento

Taxa de desemprego no Brasil 2012: tendência para aumento




Com a crise econômica mundial, questões sobre a instabilidade dos empregos pelo mundo tornam-se fatores constantes de discussão.  A crise ostenta uma situação que preocupa trabalhadores e empregados de toda a parte.  Estamos em uma época onde as garantias de uma economia bem fundamenta tornam-se reduzidas – elementos estão sendo discutidos pelas grandes potencias mundiais.

Segundo o RFI Português, os Ministros de Trabalho do G20 temem que a situação de desemprego piore no ano de 2012. Os representantes reuniram-se esta semana em Paris para a discussão sobre as maneiras de resolver os problemas criados por meio da crise econômica.

Os ministros prezam pela importância de que medidas de proteção social sejam tomadas. Segundo o RFI, a OIT divulgou uma previsão de aumento no número de pessoas desempregadas nos países do grupo.





Segundo ainda informações do portal, o relatório conjunto da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o qual foi encomendado pelo grupo, relata que a desaceleração contida na economia do mundo pode gerar forte elevação na taxa relativa ao desemprego nos países do G20 no ano de 2012.

Taxa de desemprego cresce pelo mundo. Brasil é um dos países do grupo

Entre as pessoas presentes ao encontro para analisar os elementos da crise e o relatório, estava o ministro brasileiro do Trabalho, Carlos Lupi. O documento foi exposto em Genebra no dia de abertura do encontro ministerial do G20.

As informações do RFI contam que os dados divulgados relatam terem sido perdidos, desde o início da crise mundial em 2008, por volta de 20 milhões de postos de trabalho nos países do grupo. Estima-se que, para a recuperação desses até o ano de 2015, deve-se ter um aumento de pelo menos 1,3% na taxa de crescimento do emprego, que atualmente é de 1% ao ano.

Os dados citados ainda relatam que o desemprego diminuiu no ano de 2010, contudo, sucedeu de modo moderado.  Estima-se que 200 milhões de desempregados existam pelo mundo nos dias atuais.

Na tentativa de contornar a crise, os ministros pretendem que o tema seja também tratado quando acontecer a grande reunião dos chefes de Estado do G20 em Cannes, 3 e 4 em novembro.

Quer saber sobre outros assuntos relevantes como esse da taxa de desemprego no Brasil para 2012? Visite a categoria “Dicas” do GRzero.

Taxa de desemprego no Brasil 2012: tendência para aumento
Avalie essa matéria!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*