Home » Beleza e Saúde » Riscos de usar lente de contato

Riscos de usar lente de contato




Você usa lente de contato? Saiba quais os riscos e cuidados necessários.

As lentes de contato são uma maneira muito prática de corrigir os problemas de visão sem precisar usar óculos. Além disso, muitas pessoas utilizam também para mudar a cor natural dos olhos.

Seja pela estética ou praticidade, o fato é que o uso das lentes de contato deve vir acompanhado de alguns cuidados fundamentais para a saúde ocular.





Sérios danos à visão podem ocorrer quando a compra da lente de contato, bem como os posteriores cuidados com a higiene não são respeitados. Confira a seguir algumas dicas importantes:

Leia também: Incontinência urinária – Sintomas, como tratar

Lente de contato – Riscos

As lentes de cuidado exigem cuidados para não prejudicar a visão. (Foto: Divulgação).

Antes da compra de lentes de contato, um oftalmologista deve ser consultado para que avalie o paciente e todo o globo ocular, identificando se há algum possível sinal de risco.

As lentes de contato gelatinosas, por exemplo, podem alterar a fisiologia da córnea e provocar lesões. Isso porque a lente se adapta ao olho ao ser colocada, podendo ocorrer diminuição da oxigenação da córnea, causando alergias, conjuntivites e até úlceras.

Sendo assim, não compre lentes de contato em locais não especializados, que não exigem receita médica.

Após adquirir corretamente as lentes de contato, outro cuidado fundamental é a higiene durante o manuseio. É necessário ter as mãos sempre limpas ao colocar e tirar as lentes, além de fazer a assepsia correta das mesmas – conforme será indicado pelo oftalmologista – e depois guardá-las em local adequado.

Por fim, o oftalmologista deve ser consultado periodicamente. O profissional realizará exames para avaliar se a saúde ocular está em dia, e se o uso das lentes não causou nenhum prejuízo à visão.

Algumas lentes são ainda descartáveis, e o acompanhamento médico garante que sejam corretamente substituídas quando necessário.

 

Avalie essa matéria!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*