Regras do Futsal 2013 – Resumo

No ano de 2013, novas regras para as partidas de futsal foram estipuladas pelo departamento de arbitragem da federação Internacional do Futebol (FIFA) e pela International Football Association (IFAB). O objetivo do novo comunicado é acabar com interpretações equivocadas e situações polêmicas que vinham ocorrendo em alguns jogos. Se você é amante do futsal, veja a seguir o que muda e quais as melhorias trazidas:

 

Novas regras futsal

 

Conheça as novas regras para as partidas de futsal. (Foto: Divulgação).
Conheça as novas regras para as partidas de futsal. (Foto: Divulgação).

Leia também: Como montar um look com blazer e camisa

 

  • Número de jogadores

Anteriormente eram permitidos apenas sete jogadores substitutos para cada um dos times. Porém, com a popularidade conquistada pelo esporte, bem como aumento do número de competições, verificou-se a necessidade de aumentar o número de reservas, que agora é de nove jogadores. “Podem ser utilizados até no máximo nove substitutos em qualquer jogo disputado numa competição oficial organizada pela FIFA, pelas confederações ou federações membro. Os regulamentos das competições estabelecerão quantos substitutos poderão ser designados, até no máximo de nove”.

 

  •  Substituição de jogadores

A substituição de jogadores antes do início da partida é frequente, o que ocorre na maioria das vezes devido a lesões durante o aquecimento. Porém, a prática atrapalha a arbitragem quando não são informados os novos nomes. Caso não haja o aviso prévio aos árbitros, os mesmos podem: permitir que o substituto continue a disputar a partida; não adotar qualquer medida disciplinar contra o jogador designado; ou ainda reportar a ocorrência à entidade organizadora.

 

  • Sistemas de comunicação eletrônica

Esta regra modificou-se apenas para tornar mais clara a resolução que há era seguida sobre o assunto, e que diz que o uso de sistemas de comunicação eletrônica entre jogadores e/ou equipe técnica não é permitida.

 

  • Advertências

A advertência a jogadores que tocarem deliberadamente a bola com as mãos para que o adversário não a receba continua, porém para evitar diferentes interpretações de árbitros de países e culturas diferentes, a palavra “manifestadamente” foi retirada, sendo necessária a punição seja qual for a circunstância.

Deixe um comentário