Home » Empregos » Quanto ganha um zootecnista recém-formado

Quanto ganha um zootecnista recém-formado


A Zootecnia é uma profissão que poucos conhecem bem. Apesar das dúvidas sobre as atribuições do profissional zootecnista, sua atuação tem se destacado no mercado. Veja a seguir algumas informações importantes sobre a carreira:

O que faz um zootecnista?

O zootecnista tem conhecimentos que possibilitam uma atuação bastante diversificada, em diversas atividades relacionadas à criação de animais.

Ele pode cuidar da preservação de animais silvestres; orientar quanto à compra de rações e medicamentos para os animais; supervisionar atividades de lazer e esporte que envolvam animais, bem como as que os utilizem para terapias humanas.

Ainda, atuar com o melhoramento genético, realizando avaliação genética para desenvolver e determinar sistemas e técnicas de cruzamento e inseminação artificial para garantir rebanhos mais saudáveis, férteis e produtivo. Quanto à nutrição e alimentação, além de controlar a qualidade dos alimentos utilizados para os animais, pode formular e desenvolver suplementos alimentares em indústrias de ração e de vitaminas; pesquisar o aperfeiçoamento dos métodos de abate e cruzamento, pesquisar novos produtos de origem animal para os quais existe demanda, aprimorar sistemas de tratamento e despejo de resíduos para a preservação do meio ambiente.

Cuidar da saúde de rebanhos, supervisionando as condições de higiene, a aplicação de vacinas e remédios. Planejar e avaliar as instalações utilizadas para a criação de animais visando ao conforto e à funcionalidade. Supervisionar feiras e exposições oficiais de animais. Por fim, planejar e organizar construções rurais, pastos e projetos de criação de animais em propriedades como fazendas, granjas e haras para aumentar a produtividade dos rebanhos e minimizar os custos de produção.

Mercado de trabalho

O profissional zootecnista pode atuar tanto em âmbito público como privado. Fazendas, granjas, estabelecimentos agroindustriais, comerciais, indústria de rações, fármacos, produtos biológicos e outros insumos para animais, em instituições de ensino e empresas de consultoria agropecuária são alguns destes locais.

Salário

De acordo com o Sindicato dos Zootecnistas do Estado de Santa Catarina, o salário inicial de um profissional formado em Zootecnia é de cerca de R$ 3.060,00 para 6 horas diárias de trabalho. O curso tem duração média de 5 anos.

Conheça oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho, acesse Vagas de Emprego.

var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-20014737-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();