Home » Beleza e Saúde » Quais os benefícios da cebola para a saúde

Quais os benefícios da cebola para a saúde




A cebola, além de um tempero de sabor forte e característico, possui propriedades muito benéficas para a saúde do ser humano, como por exemplo, a prevenção de doenças graves.

Veja a seguir alguns dos benefícios da inclusão da cebola em sua dieta:

Quais os benefícios da cebola para a saúde





Além de rica nutricionalmente, contendo cálcio, fósforo, magnésio, ferro, potássio, zinco, cobre, manganês, vitaminas B1, B2 e C, a cebola é um alimento importante na prevenção do câncer. Estudos realizados pelo Instituto de Pesquisa Farmacológica Mario Negri, na Itália, revelaram que pessoas que ingerem uma cebola por semana têm probabilidade 14% menor de desenvolver algum tipo de câncer. A proteção é diretamente proporcional à porção ingerida: duas cebolas por semana diminuem em 56% as chances do desenvolvimento de câncer de laringe, em 43% o de ovários e em 25% o de rins.

A cebola contém ainda dissulfureto de alilo propilo, substância responsável por reduzir os níveis de açúcar no sangue, aumentando a quantidade de insulina. Aliado ao Cromo, contribuem para o controle do diabetes.

O Cromo, o enxofre e as vitaminas do complexo B ajudam também a reduzir níveis elevados de colesterol e pressão arterial, o que reduz o risco de aterosclerose, doença cardíaca e enfarte.

Outra ação benéfica do consumo regular da cebola é a inibição da atividade de osteoclastos, células que destroem os ossos e que causam osteoporose.

Mostrando ser um alimento realmente “cheio de qualidades”, a cebola ainda atua dificultando a ação de bactérias (como as causadoras de distúrbios gástricos), fungos (como os que causam micoses), inflamações e também ameniza sintomas da asma.

Confira outras dicas importantes para sua saúde, acesse Beleza e Saúde.

 

 

Quais os benefícios da cebola para a saúde
Avalie essa matéria!