Plantas para quartos: 16 dicas de espécies para decorar

As plantas são cada vez mais utilizadas para decorar quartos. Ao contrário do mito, que diz que não se deve colocá-las em cômodos para dormir, elas se tornaram objetos práticos e ajudam a criar ambientes naturais e saudáveis.

Atualmente, é possível encontrar diversas espécies de plantas para quartos e elas podem ter tamanhos diferentes para cada tipo de espaço.

Ainda, elas podem ajudar a melhorar a qualidade do sono. Por isso, preparamos este tutorial para explicar como você pode cultivar as espécies em seu quarto e sem gerar trabalhos maiores. Prossiga a leitura para saber mais. Vamos lá?

Veja ainda: Quais são as 40 melhores plantas para sua casa?

Quais são as melhores espécies de plantas para quartos?

Se você pretende colocar plantas em seu quarto, deve estar pensando quis são os melhores tipos que podem se adaptarem aos cômodos.

As plantas possuem papéis como embelezar, purificar o ar e trazer boas energias aos ambientes. Como os quartos são áreas íntimas em que as pessoas descansam e recuperam suas energias, vale a pena colocar plantas para enaltecer os ambientes.

Além disso, elas consomem pouco oxigênio à noite e não geram insegurança aos usuários. Por isso, selecionamos algumas dicas de espécies de plantas para colocar no quarto e obter beleza e boas energias. Confira a seguir.

Filodendro

Esse tipo de planta ajuda a melhorar a umidade do ambiente e também é conhecida como Imbé. Não é necessário colocá-la sob a luz solar e pode ser regada apenas uma vez na semana. Como possui folhagens de tamanho médio, é indicada para vasos suspensos, prateleiras ou estantes. A plantinha ajuda a criar um ambiente harmônico e agradável, e ajuda as pessoas a terem um sono melhor e tranquilo.

Lírio-da-paz

O Lírio é conhecido como um planta que purifica naturalmente o ar e pode aumentar a umidade do espaço em até 5%. A espécie também ajuda a eliminar odores de substâncias químicas, vírus e bactérias causadores de alergias e problemas respiratórios.

flor lirio da paz

Espada de São Jorge

Versátil e funcional, a planta é conhecida por neutralizar energias negativas e trazer proteção espiritual aos residentes de uma casa. Ela é capaz de filtrar toxinas do ambiente e libera mais oxigênio nos espaços.

Dicas de plantas pequenas para o quarto

Para colocar plantas em quartos com pouco espaço, você pode optar por modelos plantados em vasos pequenos e colocá-los em prateleiras, estantes ou em locais que não ocupem um espaço maior do cômodo. Por isso, conheça as dicas de espécies menores para seu quarto.

Cacto

Além de decorarem qualquer espaço da casa, os cactos são uma dica perfeita para colocar nos quartos. Podem ser colocados em cômodas, mesas de canto ou em prateleiras. Além disso, pedem poucos cuidados e vivem por tempo indeterminado.

cactos

Suculentas

Pertencentes à família dos Cactos, as suculentas também são perfeitas para serem colocadas no quarto e darem um melhor capricho na decoração. São delicadas e combinam estilo que ajudarão para uma noite de sono tranquila. São resistentes e pedem poucos cuidados.

Ideias de plantas para quarto feng shui

Para quem pratica feng shui e quer manter a energização para o quarto, existem espécies de plantas que podem ajudar a trazer mais equilíbrio e organização para os ambientes. Confira a seguir algumas dicas de espécies.

Areca Bambu

A planta precisa de claridade, possui lindas folhas e é conhecida pela alta durabilidade. Colocadas no quarto, auxiliam no aumento de energia da prática do feng shui.

Samambaia Americana

Elas precisam de luz indireta para se manterem, pedem pouca água e contribuem para que seu quarto fique bonito, charmoso e muito funcional para descansar.  Ela é uma dica perfeita para harmonizar as áreas íntimas.

Jade

É uma planta exuberante e que chama atenção por suas folhas esbeltas e elegantes. Para os quartos, pode ser colocada próxima à janelas e auxiliam na prática de equilíbrio energético.

Espécies de plantas para quarto escuro

Para colocar plantas em quartos com pouca luminosidade, existem espécies que se adaptam facilmente nesses ambientes.  Por isso, confira as dicas a seguir escolha a planta que contribuirá com sua qualidade de vida.

Costela de Adão

costela de adão

A Costela de Adão não precisa de luz direta e vive bem em quartos escuros. A dica é regar uma vez na semana e, para tê-las no quarto, cultive em vasos pequenas pois elas crescem bastante. Dessa forma, a planta criará beleza, tranquilidade e ajuda a ter um sono mais tranquilo.

Asplênio

Melhores plantas para quarto de casal

O quarto do casal também pede uma decoração mais aconchegante e, com isso, as plantas podem ser alternativas para alegrar e contribuir com momentos relaxantes e tranquilos. Confira algumas dicas de plantas para esse cômodo.

Árvore da felicidade

O nome da planta indica que ela é uma espécie de guardião do amor e da alegria.

Geralmente, é plantada com as mudas macho e fêmea. De acordo com a tradição, é indicado que as duas mudam sejam plantadas em um mesmo vaso e, com isso, manterá a união e felicidade de quem cultivá-las.

Lavanda

São finas, delicadas e muitos indicadas para relaxar, além disso, elas criam uma atmosfera neutralizante de energias no quarto.

flor lavanda

Entretanto, a lavanda precisa de claridade e, dessa forma, será possível mantê-la sempre em vigor para proporcionar calma e tranquilidade.

Clorofito

A Clorofito vive bem em qualquer espaço, não pede cuidados maiores e pode ser colocada em ambientes internos e com pouca claridade.

Dessa forma, você pode colocá-la em seu quarto sem qualquer preocupação ou receio.

Sugestão de plantas aromáticas para o quarto

As plantas aromáticas são uma opção indicada para quem aprecia o delicado perfume floral.

Elas deixam o ambiente purificado, acolhedor e ajudam a pessoa a ter calma e tranquilidade. Por isso, confira algumas dicas para te ajudar em sua análise.

Possui flores azuladas ou violeta e caule lenhoso verde escuro. Contém óleos que são utilizados em tratamentos médicos ou chás.

Tomilho

A planta tem folhas com diversas tonalidades e pode gerar mais de 300 espécies. Quando está em flor, libera um perfume bastante agradável.

Salvia

Muito indicada na primavera, a Salvia contém flores e é uma alternativa incrível para usar no quarto. Não ocupa espaços maiores e possui ervas aromáticas que podem ser usadas na alimentação.