Orelha direita queimando: o que significa, bem ou mal?

Orelha direita queimando: o que significa, bem ou mal?

Já parou para sentir a orelha direita queimando sem motivo algum? Se já, provavelmente já ouviu milhões de explicações, inclusive superstições, sobre o assunto. Porém, uma dermatologista, como especialista no assunto abordado, Sueli Coelho, disse ser apenas mito.

O que exatamente seria mito? O fato de as pessoas sempre dizerem que se queima é porque alguém está falando de você. A explicação é bem fisiológica e faz muito sentido. A cor vermelha e a sensação de calor que a orelha adquiri por um tempo é apenas a dilatação dos vasos.

Para saber mais sobre o assunto e não acreditar mais em informações que não são verdadeiras, continue a leitura.

Veja ainda: Como deixar alguém no vácuo: veja o que fazer!

O que significa orelha direita queimando?

O significado da orelha direita queimando, como já introduzido anteriormente, é apenas fisiológico. Mas, isso não impede as pessoas de acreditarem em outras explicações. É só não se esquecer da principal razão: dilatação dos vasos sanguíneos.

orelha vermelha

Isso tem relação com o sistema nervoso do corpo humano. Geralmente as pessoas têm essa sensação de orelhas queimando quando se sentem pressionadas, angustiadas, criticadas, preocupadas ou até mesmo quando alguém a avalia de forma negativa em questão de algo.

Orelha direita queimando estão falando bem ou mal?

Em contrapartida, olhando pelo outro lado, o ditado também pode fazer sentido. Afinal, que ditado é esse? O ditado é: Se está queimando é porque alguém está falando mal de você pelas costas. O primeiro pensamento da pessoa nunca é bom, então é sempre algo negativo.

Leia ainda: Como ganhar roupa de graça na Shein passo a passo

Porém, quando isso acontece na orelha direita é porque estão falando bem, se não, é porque estão falando mal. E isso não para por aí. Muitos dizem ainda que se molhar o dedo indicador de leve na própria saliva e depois tocar na orelha esquerda, a pessoa que está falando de você morde a língua.

E, também tem a dica de romper o efeito mordendo a alça do lado da blusa que está do lado da orelha vermelha e queimando. Se funciona ninguém sabe. Mas, se você experimentar essa técnica, não esqueça de passar para as outras pessoas.

A crença popular pode ter sentido se você acreditar ou não: “Essa reação significa um ‘aviso do além’ te dizendo que estão falando de você, isso pode ser algo do bem ou do mal.”

O que fazer quando a orelha direita está queimando?

O indicado é usar compressas frias e tentar identificar a causa de todo transtorno. Algumas opções de causas da queimação nas orelhas podem ser: dermatite seborreica, queimaduras de sol, excesso de álcool, pancadas na região, infecções, alergias, micose, herpes ou candidíase.

Se a queimadura for por algum motivo emocional, relaxa. Tenta distrair a mente com as coisas disponíveis. Assim o tratamento é bem mais tranquilo. Não passando os sintomas, consulte um especialista.

Hoje em dia tem várias superstições que podem fazer sentido ou não. Aposte em analgésicos também. A ideia de morder a blusa do lado esquerda não se aplica aqui porque ninguém gostaria que a pessoa que está falando bem (orelha direita queimando), pare de falar porque mordeu a língua.

Orelha quente e vermelha: superstição ou verdade?

E aí? Qual a sua opinião sobre o assunto? Superstição ou mito? Alguém sabe explicar? O povo brasileiro já toma como regra o “fale bem ou fale mal, mas fale de mim”. O fato de a orelha ficar quente e vermelha é verdade. Existe até uma síndrome conhecida como SOV.

Essa síndrome apareceu pela primeira vez no ano de 1994 e foi diagnosticada pelo neurologista J. W. Lance, e se trata de uma síndrome que deixa as duas orelhas quentes e vermelhas. Mas podem ser acompanhadas por sintomas como enxaqueca também. Pode durar por horas.

É uma condição rara causada pela falta de uma enzima chamada ALDH2. O tratamento é feito com um betabloqueador, mas algumas coisas simples podem ser feitas para ajudar como repouso, restrição alcoólica, dieta saudável e uso de compressas frias.

Depois disso, você pode decidir no que acreditar.

Por que as orelhas ficam vermelhas de acordo com a medicina?

Como dito anteriormente, a medicina explica bem esse fato relacionado ao avermelhamento das orelhas das pessoas. De forma resumida, é apenas a dilatação dos vasos sanguíneos daquela região. Essa dilatação não passa de um aumento na espessura dos vasos.

Um exemplo que pode provocar isso é passar um longo período ao telefone. Assim a orelha fica pressionada e a passagem de nutrientes e oxigênio fica mais lenta. O organismo então, entende que é preciso mais disso. Aí acontece essa vasodilatação. É normal e segura até certo ponto.

Viu como estar com a orelha direita queimando pode não ser nada demais e, também nada de menos? Será mesmo que tem alguém falando mal? Cientificamente só há uma explicação.

Confira também: Metadinha de melhores amigas para perfil do WhatsApp

Sebastião Ferreira

Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.