Home » Utilidade Pública » Nova Pílula de prevenção ao HIV

Nova Pílula de prevenção ao HIV




Veja aqui informações sobre a nova Pílula de prevenção ao HIV. Avanços na área de prevenção de doenças.

Novo capítulo em relação ao combate de uma das doenças mais alarmantes da humanidade, o HIV.

De acordo com o IG Saúde, a Agência Federal de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos anunciou esta semana a aprovação da Truvada, a primeira pílula voltada a ajudar na prevenção do HIV em alguns grupos de risco. O medicamento é produzido pelo laboratório Gilead Sciences.





O Truvada, de acordo com a FDA, é voltado à utilização “na profilaxia prévia à exposição em combinações com práticas de sexo seguro para prevenir infecções do HIV adquiridas via sexual em adultos de alto risco”.

Prevenção HIV

O medicamento, conforme as informações, é encontrado desde 2004, voltado ao tratamento de pessoas portadoras de HIV, sendo indicado em uma combinação com outros medicamentos antirretrovirais.

No mês de maio, um painel da Agência Federal de Alimentos e Medicamentos solicitou a aprovação do Truvada para a prevenção de pessoas não infectadas.

Isto posteriormente a testes clínicos que mostraram ter este remédio a capacidade de reduzir o risco de HIV em homens homossexuais entre 44 e 73 %.

Mais sobre a prevenção ao HIV

Conforme o portal, a pílula é considerada por muitos especialistas como nova e potente ferramenta de combate ao vírus. No entanto, alguns provedores de serviço de saúde temem que o medicamento incentive comportamentos sexuais de risco.

Um estudo com o remédio, publicado no ano de 2010 no New England Journal of Medicine, incluiu 2.400 homens que possuíam relações sexuais com outros homens, mas que não estavam infectados com o vírus causador da doença.

Os participantes, selecionados de forma aleatória, tomaram uma dose diária do Truvada – combinação de 200 miligramas de emtricitabina e 300 mg de tenofovir disoproxil fumarato – ou um placebo. Aqueles que tomaram o medicamento de forma regular tiveram quase 73% a menos de infecções. Confira mais em IG Saúde.

Veja também:  Tipos de tratamento para diabetes.

 

Nova Pílula de prevenção ao HIV
Avalie essa matéria!