Home » Governo » Malha Fina 2013 – O que fazer, como sair?

Malha Fina 2013 – O que fazer, como sair?


Fique com suas contas em dia para 2013. Confira informações sobre o Imposto de Renda e também sobre como sair da malha fina. Preste atenção a procedimentos relacionados ao processo.

Nesta semana, conforme o portal Exame Abril, a Receita Federal liberou consulta relativa ao sétimo lote de restituição do Imposto de Renda de 2012.

Se você não teve sua restituição liberada até este momento, mesmo que não tenha imposto para restituição, deve consultar o portal da Receita para conferir se não caiu na chamada malha fina.





Como este é o último lote do ano, quem não tiver a declaração liberada deve retificá-la, pois esta foi retida pela Receita Federal por erros ou irregularidades quando de seu preenchimento. Este ano, 616.569 declarações ficaram nesta situação.

Malha Fina – Como evitar

Conforme os dados, um dos erros mais corriqueiros este ano, e que direcionou os contribuintes à malha fina, foi a omissão de rendimentos, fator que corresponde a 69,12% de declarações retidas.

Outros elementos que causaram problemas foram erros na declaração de despesas médicas, o que corresponde a 11,56% das declarações em retenção.

Quando o erro é referente a uma pequena inconsistência, com mínimas diferenças nos rendimentos declarados, ainda é possível retificar por meio do e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.

No entanto, quando se fizer necessário acrescentar ou excluir dados, é preciso retornar ao programa da Declaração de Ajuste Anual e dirigir-se à opção “Retificadora”.

Digitação incorreta de dados do Imposto de Renda ou de INSS descontado de rendimentos ou omissão de outras rendas são outros pontos que podem levar o contribuinte a cair na malha fina.



Imposto de Renda x Malha fina

Para fazer a verificação de declaração, o interessado deve acessar o portal da Receita.

Já quem tiver sido retido na malha fina pode verificar extrato de declaração e de pendências no e-CAC. Neste caso, o interessado necessita cadastrar código de acesso na página da Receita.

  • Outras informações em Exame.


Malha Fina 2013 – O que fazer, como sair?
Avalie!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*