Lettering para iniciantes: aprenda a fazer letras estilosas

Você conhece ou já ouviu falar na técnica Lettering? Hoje em dia, muitas pessoas descobriram que possuem habilidades manuais fantásticas para desenhar letras e afins.

Diante disso, essas pessoas estão se tornando grandes aliadas dos arquitetos e designers de interiores para ajudarem na decoração de ambientes de forma totalmente personalizada e elegante.

Frente a isso, podemos dizer que o Lettering é a arte de desenhar letras, seja em papel com lápis e caneta ou no computador e/ou celular.

Lettering
Foto: @art._al_art

Nesse post iremos abordar melhor a técnica Lettering para que você possa conhecê-la e quem sabe começar a treinar para criar artes incríveis para uso próprio ou para venda de algum item, seja ele virtual ou não.

O que é Lettering?

Embora seja uma palavra grande e complicada de entender à primeira vista, a técnica Lettering nada mais é que a arte de escrever com letras desenhadas, ou seja, é a habilidade manual de desenhar letras passando através delas emoções como romance, alegria, tristeza, medo e outros sentimentos.

Normalmente, o Lettering é feito com papel e lápis e canetas coloridas com pontas em diferentes tamanhos para criar os efeitos divertidos e cheios de estilo que essas letras apresentam.

Porém, existem pessoas que desenvolvem as letras desenhadas do Lettering no computador ou celular, a fim de criarem logomarcas para empresas e lojas virtuais ou presenciais por exemplo.

Lettering para iniciantes
Foto: @creativelifeofashley

Muitas pessoas ainda confundem o Lettering com a Caligrafia, mas elas são coisas bem diferentes embora trabalhem com a mesma coisa: as letras.

Na caligrafia, trabalha-se com um padrão de letras tradicional e pré-determinado, as fontes de escrita já existentes. Dessa forma, a caligrafia segue um padrão mais tradicional e clássico como é o caso das escritas de convites de casamento por exemplo.

Já as letras do Lettering são totalmente autênticas e diferentes, ou seja, não é algo que já existe e sim algo que foi criado por alguém. Mesmo sendo algo autêntico e novo, nada impede que a pessoa criadora das fontes de Lettering use as fontes da caligrafia como referência.

Nas letras desenhadas com a técnica Lettering, você pode usar desenhos e arabescos para decorar suas letras, fazendo com que a frase escrita pareça e remeta a uma ilustração, passando através de sua frase sentimentos que deseja transmitir naquele momento, como: raiva, indignação, amor, ódio, tristeza, alegria e outros. Lembre-se que você pode usar e abusar das cores e tracejados.

Materiais usados para fazer Lettering

Como dito anteriormente, os materiais usados para elaborar frases e palavras com a técnica Lettering são papel (de diferentes texturas e gramaturas), canetas coloridas e brilhantes com diferentes tipos e espessuras de ponta, lápis, canetas simples, canetões e canetinhas.

Você também poderá usar réguas, marca texto, compasso e outros itens de papelaria para compor suas letras o mais bonito e decorado possível.

Se você for pintar fachadas de lojas ou algo do tipo, utilize as tintas e pinceis próprios e lembre-se de riscar o desenho antes com lápis próprio para paredes.

Hoje em dia está em alta na decoração de certos estabelecimentos a parede de quadro negro decorada com giz branco ou colorido. Caso seu estabelecimento tenha esse tipo de parede, saiba que a escrita na técnica Lettering fica simplesmente fantástica decorando tais locais com frases motivacionais, desenhos ou frases que remetam a algo vendido em seu comércio.

Confira dicas com a Marina Viabone:

Dicas de Lettering para iniciantes

Se você nunca tentou fazer uma letra ao estilo Lettering, saiba que é possível estudar e se aperfeiçoar na técnica se treinar bastante. Lembre-se que você não precisa de nenhum tipo de material específico para começar a treinar, pois qualquer pedaço de papel e caneta ou lápis que tenha em casa dá para começar sua arte em Lettering.

A primeira dica a ser compartilhada é que você deve treinar muito, como já dissemos anteriormente. Imprima em uma folha algum alfabeto com uma fonte que você goste e treine repassá-las para outro papel, comece copiando e depois tente fazer sozinho, olhando a referência que tirou. Quando conseguir reproduzir sem muita dificuldade, comece a inventar algo novo e seu em cima dessas letras, para que o Lettering possa ter sua marca e seu próprio designer. Lembre-se de treinar letras e números.

Outra dica importante é escolher frases curtas, e anotar como um lembrete tudo que aquela frase de faz lembrar, para servir de inspiração no momento de decorar sua frase e suas letras.

Após definir esses tópicos, faça vários esboços diferentes até escolher um que mais lhe agrada para trabalhar melhor nele. Faça seu preferido em uma escala maior, pinte e decore como quiser, lembrando que seus desenhos e decorações devem fazer sentido com a frase escolhida por você.

Busque referências na internet ou em algo que você goste muito, como filmes, séries, marca de roupa ou comida a fim de se inspirar para criar suas fontes de letras.

Veja dicas com a Marina Viabone:

Melhores exercícios de Lettering para iniciantes

Se você quer criar Lettering lindos, deve começar treinando bastante as letras do alfabeto, os números e alguns desenhos básicos como: corações, estrelas, lua e formas geométricas por exemplo.

Se for possível, compre um caderno de caligrafia ou papel quadriculado para que possa se orientar no momento de criar suas letras. Mas, caso não seja possível, em uma folha branca faça marcações com o auxílio de uma régua para criar margens e limitações na folha de onde será seu desenho.

Treine as letras e números passando o lápis por cima de letras impressas até ter confiança de fazê-las sozinho (a) e quando tiver confiança, repita a mesma letra por várias vezes, treinando cada vez mais. Lembre-se de treinar com diferentes tipos de canetas, pois cada uma apresenta um traço diferente.

Quando conseguir um bom esboço de frase em Lettering, treine passar o esboço para caneta colorida ou canetinha, e comece a treinar os desenhos e decorações das letras que compõem a frase.

Por último, mas não menos importante, assista vídeos na internet para se inspirar e treinar sua imaginação e criatividade, e tente reproduzir algo que tenha gostado, lembre-se que a prática leva a perfeição, então pratique muito.

Veja dicas incríveis com a Inspiralisa: