Home » Dicas » Dicas para processo seletivo de trainee

Dicas para processo seletivo de trainee




Veja de que forma você pode estar mais preparado para encarar uma seleção trainee!

Os processos seletivos de trainee estão acontecendo com frequência e é bom que você consiga aproveitar a chance de mostrar seu potencial em uma destas oportunidades. É por isso que vamos te dar alguns toques que podem ser muito úteis para que você tenha sucesso em uma seleção para recrutamento de profissionais qualificados.

O painel de negócios, que está presente em muitos processos seletivos que formam programas trainees, é uma fase contundente da escolha dos candidatos a serem contratados. É nesta etapa que os selecionados irão poder estar ao lado dos diretores da companhia e demonstrar quais as suas verdadeiras qualidades ao lidar com simulações de casos que realmente podem acontecer no cotidiano da empresa. É a hora de mostrar sua capacidade de raciocínio e sangue frio na hora de atuar em prol dos lucros e valores da empresa.





É preciso levar em conta também que nem todos os participantes do processo vão conseguir chegar até esta etapa. Para aqueles que foram escolhidos, a hora é de aproveitar o máximo a chance.

O painel de negócio dura aproximadamente duas horas em geral. Neste tempo, os candidatos irão tentar sanar problemas ligados aos negócios da companhia.

Desta forma, estar inteirado sobre tudo que a empresa representa e como ela converge em seus negócios é essencial. Fazendo isto, você vai estar a frente de muitos outros candidatos e terá um dos pontos positivos que podem ser cruciais nesta etapa da seleção.

É preciso imergir no projeto da empresa, ler publicações que a envolvem, estudar seu site e as informações que lá estão disponíveis, entre outras ideias perspicazes que você pode utilizar para estar a par de tudo que a circunda. O interessante é mostrar que você está totalmente por dentro do que pode lhe estar sendo proposto e também do que poderá vir a ser futuramente.

Em alguns casos, a companhia pode disponibilizar previamente as informações do problema que o candidato deverá solucionar. Se você tem esta oportunidade, aproveite para se preparar para todas os temas que possam surgir. Planeje tudo com antecedência e analise quais as melhores decisões a tomar em várias situações, inclusive como será a sua resposta.

– Veja também várias chances de estágio pelo Brasil.

Mas se a empresa não permitiu que os candidatos soubessem de antemão a natureza das perguntas dos recrutadores, o conselho é compor previamente boas respostas para possíveis perguntas rotineiras. Tenha em mente o seu objetivo e perfil profissional. Seja direto ao falar de sua formação, hobbies, interesses e os motivos que o levaram a querer trabalhar na companhia.

Perguntar, quando há uma dúvida pertinente, também é legal para demonstrar o interesse nas questões da empresa. É só ter bom senso em suas perguntas e não falar algo que comprometa as expectativas que estão depositando em você. Por fim, é imprescindível que você tenha algum tipo de destaque. Mas isto não significa que você tenha que extrapolar e passar por cima das outras pessoas. Tenha sempre espírito de grupo, demonstre liderança e frieza na tomada de decisões.

Não se envergonhe de treinar antes no espelho. Olhar para você mesmo, pode te constranger mais do que você imagina. Aproveite a sua chance e boa sorte!

Dicas para processo seletivo de trainee
Avalie essa matéria!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*