Dicas para Comprar o Tamanho Certo de Sutiã

A roupa íntima é muito importante em um look, pois, como base, ela tem a função primordial de propiciar uma boa sustentação do corpo para receber as peças de roupas. Uma lingerie bem escolhida pode fazer maravilhas por seu corpo, como elevar os seios, sustentar o abdômen, e até mesmo melhorar sua postura. O sutiã é peça importantíssima em uma produção, pois, com ele você consegue melhorar o aspecto de uma blusa ou vestido e alcançar um visual invejável.

(Foto: howto.funadvice.com)

Como Escolher o Sutiã Corretamente

Mas, além da beleza da peça e do modelo correto, você deve sempre escolher um sutiã que fique confortável em seu corpo, e para isso, o tamanho da circunferência das costas e do bojo devem ser adequados para seu tamanho. Ainda são poucas marcas que investem em sutiãs com tamanho das costas diferente do tamanho do bojo, mas, se você procurar com cuidado encontrará seu sutiã perfeito, pois, muitas mulheres não se encaixam nos tamanhos tradicionais, ou têm seios muito grandes e costas estreitas, ou ao contrário, têm costas largas e seios pequenos.

Um erro muito comum que as mulheres cometem, principalmente as mulheres com seios grandes, é ajustar tanto as alças do sutiã que a parte das costas acaba subindo demais. Para estes casos o ideal é buscar um sutiã com alças largas e bem fortes, assim, você poderá deixar as alças em sua posição convencional (não muito tensionadas) e seus seios ficarão suspensos. Porém, é sempre bom lembrar que sutiã não é cirurgia plástica, ele não tem o poder de “levantar” seios muito grandes e caídos.

O bojo do sutiã, seja qual for o modelo, deve acomodar inteiramente seu seio; o bojo não pode “cortar” uma parte do seu seio, pois, marcará sob a roupa. A maneira de vestir o sutiã também influencia no resultado final, você deve se inclinar um pouco para frente, acomodar os seios no bojo e prender o fecho do sutiã nas costas. Caso haja dificuldade em fechar o sutiã significa que o tamanho está incorreto. E após fechar o sutiã arrume seus seios, colocando as mãos por dentro do bojo e trazendo as mamas para o centro.

O sutiã ideal não deve apertar e marcar a pele (nos elásticos) e nem ser muito frouxo, deve ficar em seu corpo como se fosse uma “segunda pele”, que conforme você passe a mão sobre os elásticos, sinta-os firmes, porém, sem marcar. E quando seu sutiã começar a ficar frouxo (tanto no tecido quanto nos elásticos) troque-o imediatamente, pois, além de não realizar sua função principal, ainda deixará sua blusa ou vestido com uma aparência desleixada, já que o tecido do sutiã ficará sobrando e formando dobrinhas sob a roupa. (Leia também sobre Como se Vestir para um Evento Formal).