Dicas de como Cuidar de Cabelos Platinados

Os cabelos loiros exigem muitos cuidados, principalmente os cabelos descoloridos, seja os cabelos com luzes ou cabelos inteiros descoloridos, como os cabelos platinados, que para terem uma cor bonita e uma tonalidade acinzentada, pedem produtos de beleza específicos e cuidados permanentes. E já que o inverno 2012 trouxe de volta os cabelos platinados e o verão 2013 promete mantê-los, é melhor você ficar ciente de algumas características deste cabelo antes de aventurar-se a platinar os fios.

(Foto: flights-of-fab-fashion-fancy.com)

Cuidados com os Cabelos Platinados

Não há outra forma para platinar os cabelos além de descolorir os fios, e este processo é ultra-agressivo, resultando em cabelos frágeis e com propensão à quebra. Por isso, os primeiros cuidados devem ser em relação à hidratação e recuperação dos fios, através de tratamentos de reconstrução da fibra capilar e de hidratações profundas.

Em casa a manutenção deve continuar e você não pode abrir mão da boa hidratação dos fios, utilizando shampoo, condicionador, creme para pentear e máscara capilar para cabelos ressecados ou danificados, porém, você deve intercalar estes produtos ao uso de produtos específicos para cabelos loiros, os produtos desamareladores.

Use uma vez por semana shampoo, condicionador, creme para pentear ou máscara capilar com efeito desamarelador. E caso seus cabelos estejam muito amarelados ou alaranjados, use o shampoo mais vezes. Mas, cuidado com o excesso, pois, seus cabelos podem “chumbar” e ficar cinza ou roxo.

Se os seus cabelos tendem a puxar para a tonalidade amarelo-gema, use produtos com tonalidades roxa ou violeta; caso seus cabelos puxem para o laranja, use produtos com tonalidades azul ou cinza. Isso é muito importante, pois, usando um produto com cor não adequada para a tonalidade de seu cabelo, o bom resultado não será conseguido.

Um produto muito eficiente e que contém várias tonalidades é o Keraton, um produto que não contém amônia, oxidantes e nem emulsões. Pode ser aplicado imediatamente após qualquer processo químico e resiste de seis a oito lavagens. Para sua manutenção você pode aplicá-lo sozinho (mas, cuidado com o tempo, vá verificando no espelho quando atingiu a tonalidade desejada, pois, seu cabelo pode “chumbar”) ou misturar o Keraton a um creme de tratamento de cor branca (mas, também não exagere na quantidade, e fique observando no espelho até atingir a tonalidade desejada). Se você quiser uma tonalidade mais acinzentada, use o Keraton prata, já se você quiser uma tonalidade mais para o bege, invista no Keraton pastel.

E caso queira improvisar em casa um produto desamarelador bem barato, use Violeta Genciana. Para um efeito mais suave, misture uma gota da Violeta Genciana a uma quantidade de shampoo branco ou transparente suficiente para lavar duas vezes seu cabelo. Lave a primeira vez, enxágue, e repita a operação, mas, na segunda vez deixe o shampoo em seus cabelos por no máximo dez minutos, porém, vá verificando no espelho até conseguir a tonalidade desejada. E você também pode misturar a Violeta Genciana a um creme de tratamento branco, mas, neste caso deixe apenas cinco minutos, pois, o efeito com a máscara capilar é mais rápido. E caso seu cabelo fique com nuances roxas não se desespere, conforme você for lavando a Violeta Genciana vai saindo. E caso precise retirar rapidamente as nuances roxas de seu cabelo, lave-os com shampoo antirresíduos quantas vezes forem necessárias. Mas, lembre-se de hidratar muito bem depois, pois, o shampoo antirresíduos deixa os fios ressecados.

E para aderir ao cabelo platinado procure um profissional capacitado; nunca tende descolorir ou platinar os cabelos em casa, pois, você não tem as técnicas corretas e pode detonar totalmente seus cabelos, correndo o risco de perdê-los. (Leia também sobre Maquiagem para Disfarçar as Bochechas).