Home » Beleza e Saúde » Dançaterapia, o que é, quais os cursos?

Dançaterapia, o que é, quais os cursos?




Conhece a Dançaterapia? Muitas pessoas acreditam no poder da dança para conquistar grandes benefícios e mudanças positivas, e conseguem alcançar seus objetivos.

A Dançaterapia caracteriza-se como uma espécie de terapia complementar que utiliza-se da dança, com o objetivo de promover a qualidade de vida e integrar pessoas. Saiba mais a seguir:

O que é Dançaterapia?

Dançaterapia. (Foto: Divulgação).
Dançaterapia. (Foto: Divulgação).

A Dançaterapia, criada pela bailarina argentina María Fux na década de 1950, é uma abordagem corporal, voltada ao conhecimento transpessoal do indivíduo, que estimula o movimento criativo e a espontaneidade do corpo, motivando a comunicação e a integração entre as pessoas.





A Dançaterapia busca utilizar os recursos artísticos, educacionais e terapêuticos da dança para encontrar as pessoas e auxiliá-las a descobrir caminhos, superar os desafios e viver mais felizes, além de oferecer confiança para transformar suas vidas em algo mais produtivo.

Os princípios fundamentais da Dançaterapia são harmonia entre o eu, o espaço e o outro como manifestação da vida, da natureza e do universo. O método utiliza-se de diversos elementos para estimular o movimento como sons e ritmos internos do corpo (respiração, ritmo do coração; pulsação); palavras; imagens; cores; objetos como balões coloridos e tecidos; música; silêncio entre outros.

Leia também: Alimentos ricos em proteínas – Veja a Lista

Cursos de Dançaterapia

Os cursos oferecidos aos interessados em aprender a técnica têm duração de 360 horas. Os módulos estudados são: Utilização da linguagem não-verbal; Desenvolvimento da percepção de si, do outro e do espaço através dos movimentos; Uso da voz e do corpo – exploração do “som” corporal; Reconhecimento e domínio da unidade e energia do corpo; Conhecimento do ritmo interno e sua relação com a palavra; Estímulos não-audíveis. O silêncio e o ritmo do coração; Escuta corpórea da música; Capacidade de despertar e sentir emoções; Uso de linhas, cores e formas como recursos de comunicação com os surdos e hipoacústicos; Estímulos criativos para mobilizar o corpo; Estímulos visuais e musicais para pessoas com diferentes limitações; Exercícios para trabalhar a concentração, imaginação, expressão, e integração com o grupo; Sensibilização e improvisação – reconhecimento da música através do corpo; Importância da Dançaterapia para indivíduos com distúrbios emocionais e psicológicos; Importância da Dançaterapia para pessoas com necessidades especiais; Comunicação corporal; Psicologia Transpessoal: uma abordagem transdisciplinar; História da dança e as Tradições Brasileiras; Anatomia do Movimento; Aspectos da Filosofia e as Tradições no Oriente e no Ocidente; Fundamentos da Arte, Cultura e Antropologia; Música e seus elementos; Elementos da Musicoterapia; Elaboração de Projetos; Fundamentos da Arterapia.

Dançaterapia, o que é, quais os cursos?
Avalie essa matéria!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*