Home » Sem categoria » Concurso para agente de escolta 2011 em SP: edital em breve

Concurso para agente de escolta 2011 em SP: edital em breve




Pela segunda vez, o governador Geraldo Alckmin está adotando ações para aumentar o contingente policial ostensivo. A primeira vez foi em 2001, quando foi criado a carreira de Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária. Este projeto envolveu cerca de 4 mil policiais que atuavam nas muralhas e guaritas das unidades prisionais do Estado de São Paulo, que agora retornaram para o policiamento ostensivo e preventivo nas ruas. Para suprir as vagas que apareceram, será realizado um concurso público para a contração de mais agentes penitenciários.

Estes novos servidores terão como competências a escolta e custódia de presos em movimentações externas, além também da guarda das unidades prisionais com a meta de inibir fugas ou capturar detentos. Este concurso vai possibilitar um reforço potencial no policiamento ostensivo, uma vez que – como tido anteriormente – os Policiais Militares que ainda atuam na escolta de presos, irão retornar ao patrulhamento regular nas ruas.

O governador Geraldo Alckmin pretende com as medidas desafogar a Polícia Militar de afazeres, como a escolta penitenciária, que é regularmente feita pelos PM’s atualmente. A intenção é mudar este panorama ao contratar os novos agentes penitenciários que ocuparam os postos, mas isto ocorrerá de forma gradual. Os contratados deverão ser treinados, capacitados a portar armas, conduzir viaturas e etc. Tudo que viabilize o seu trabalho na escolta dos presos. O concurso será realizado no âmbito estadual e será composto por 4 fases eliminatórias e sucessivas. São elas: a prova objetiva, a prova de condicionamento físico, prova de aptidão psicológica e a conduta ilibada na vida pública e privada. Tudo está a espera apenas da autorização do governador. Quando autorizado, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) poderá iniciar os trâmites cabíveis para a realização do concurso.





Vagas para concurso de agente penitenciário

Serão mil vagas para agentes penitenciários. No próximo mês deverá ser divulgado o edital de abertura e nele virá os pré-requisitos que são necessários para a participação no processo seletivo. Entre eles, já se sabe que o ensino médio completo e maioridade penal são itens desses requisitos. Os candidatos que forem aprovados serão postos as funções de acordo com as prioridades da Secretaria da Administração Penitenciária. Você pode obter mais informações sobre este concurso no site oficial do Governo de São Paulo.

Concurso para agente de escolta 2011 em SP: edital em breve
Avalie essa matéria!


4 Comentários

  1. fiz concurso para agente de penitenciario mas empatei com uma pessoa mais velhja do que eu, enfim perdi a vaga, mas este eu vou entrar se deus quizer.

  2. E onde faço a inscrissão?

  3. quando vai abrir a inscriçao de agente de escolta da policia militar?
    vai avrir vaga esse ano de 2011 ou só no ano que vem em 2012…….
    obrigado.

  4. lincoln vieira do espirito santo

    gostaria de saber a minha classificaçao do concurso de agente de escolta e muralha de 2009 e se tenho de chance de ser chamado pra este concurso que abril agora muito abrigado por atemçao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*