Home » Casa e Decoração » Como restaurar móveis antigos usados

Como restaurar móveis antigos usados




Móveis antigos são sinônimos de classe e bom gosto, principalmente porque nos últimos anos arquitetos e decoradores passaram a valorizar esse tipo de móvel. Para quem possui um móvel de família e está cansado do estilo e cor, a dica é restaurar e renovar esse objeto. É possível encontrar diversas empresas especializadas na reforma de móveis, porém também é possível fazer a restauração em casa por conta própria.

Restaurar móveis é um trabalho que precisa de tempo e de espaço. Algumas peças antigas que estão em boas condições devem ser mantidas em sua cor natural, com um acabamento simples, que valorize e restaure o tom da madeira original. O processo deve começar primeiro com a realização da restauração, que é a limpeza do móvel, deve ser feita com cuidado e com produtos adequados, para que não danifiquem a madeira.





É recomendado que a limpeza seja realizada com um lustra móvel que seja à base de óleo,  pode ser encontrado para comprar nos principais supermercados e lojas de material de limpeza. O produto deve ser aplicado com um pano macio, quantas vezes forem necessárias, até que seja removida toda a cera e pó do móvel.

Limpeza de móveis antigos

Os móveis também podem ser limpos com uma mistura de água morna e detergente, porém isso vai depender do tipo de madeira. Quando o móvel apresentar manchas brancas é aconselhável utilizar algo mais agressivo, como uma lã de aço. Existem no mercado outros produtos para limpeza de móveis, como os solventes de limpeza de madeira ou qualquer outro líquido mineral que tenha essência de terebintina, que também podem ser utilizado para essa atividade.

Após a limpeza é hora de observar se existe alguma restauração e conserto a ser realizado na peça. Algumas peças que apresentarem arranhões, fissuras e até um acabamento danificado, podem ser totalmente restaurado usando uma técnica de reamalgamação, que pode ser feita a partir de goma laca com álcool desnaturado. A mistura correta são três partes de álcool para uma parte de goma laca. Toda restauração e limpeza de móveis devem ser realizadas em dias de sol, pois a umidade pode ser prejudicial para a peça.

Na hora de aplicar a mistura, siga o desenho da madeira e faça o mesmo com um pincel, de forma rápida, facilitando o processo de secagem. Para obter um acabamento brilhante é necessário aguardar a secagem por 30 minutos. Após a secagem é aconselhável lustrar o móvel com pouca pressão e um pano macio. Quer saber mais sobre como restaurar um móvel antigo? Veja mais detalhes através do site Casa HSW.

Como restaurar móveis antigos usados
Avalie essa matéria!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*